Uma nova etapa da jornada do Programa Primeiro Emprego (PPE) foi iniciada nesta quarta-feira, 5, no município de Estância. Os alunos do curso de Atendente de Delivery a partir de agora irão iniciar a etapa prática, exercendo o que foi aprendido em sala de aula, dentro de alguma empresa parceira. A integração da turma com 18 integrantes aconteceu no auditório da Secretaria de Educação do município. O PPE é uma ação do Governo de Sergipe, que há mais de um ano vem sendo executada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).
Ao todo já foram beneficiados dezenas de jovens na faixa etária dos 18 aos 29 anos. Em cada nova turma, colabora também uma empresa privada parceira, que receberá os participantes na fase de experiência prática do programa. Desta vez, participam as Empresas Bom Bom e Itapreço. A etapa didática foi realizada pelo Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac).
A gerente de Recursos Humanos da empresa Bom Bom, Orjane Santos, falou sobre a importância de receber e treinar essa mão de obra, bem como da parceria com o Governo do Estado. “É muito importante, tanto para eles enquanto jovens que estão querendo ter essa primeira oportunidade, quanto para a gente. Eles veem e tiram as dúvidas, a gente desenvolve e absorve depois. A última turma teve absorção de 100%, e dessa vez estamos com a expectativa de cooptar muitos, de acordo com o desempenho”, informou.
Já para a gerente Administrativa da Itapreço, Marisa Gois, o Programa Primeiro Emprego é vantajoso a todos os integrantes. “A gente também acaba ganhando com tudo isso, porque já pegamos um pessoal preparado. Vamos conhecer o perfil do próprio aluno e colocá-lo da forma em que a gente gostaria que ele estivesse com a gente. Ou seja: não vem uma pessoa cansada de outras empresas, mas sim aberta a aprender e adquirir conhecimento”, avaliou ela, que também já tem experiência com o PPE.
Como participante do Primeiro Emprego, a estudante Iasmym Conceição está na expectativa para a nova etapa prática, e promete se empenhar ao máximo. “Esse programa chegou na minha vida como algo inusitado e muito importante. Muitas empresas têm receio em contratar pessoas sem experiência na área, mas graças a esse programa, isso é possível. Para mim foi muito importante, e eu agradeço a Deus por essa oportunidade”, contou animada.
Foto: Richard Mayer