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Home Educação

Projeto desenvolvido em escola da rede pública estadual recebe Selo ODS Educação

5 de fevereiro de 2025
in Educação
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Projeto desenvolvido em escola da rede pública estadual recebe Selo ODS Educação
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O Projeto Alma Africana, desenvolvido no Centro de Excelência Nelson Mandela, em Aracaju, foi reconhecido nacionalmente com o Selo ODS Educação. Foram mais de 170 instituições inscritas de todas as regiões do país, das quais 74 serão certificadas, sendo sete delas sediadas no estado de Sergipe. O Centro Nelson Mandela é a única instituição da rede pública estadual de Educação Básica a ser certificada na edição de 2024.

A certificação é concedida a instituições, cujas práticas educativas se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, justa e equitativa. A premiação será entregue no dia 20 de março, no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Antes disso, na próxima sexta-feira, dia 7, a escola receberá a visita de Carina Giuco, cofundadora do Selo Nacional Educação e vice-presidenta do Instituto Selo Social, para conhecer de perto as iniciativas do projeto.

O professor e coordenador do projeto, Evanílson França, compartilhou a felicidade com a notícia. “Meu primeiro movimento, após a euforia inicial, foi passar todas as informações para as professoras que, além de mim, coordenam o ‘Projeto Alma Africana: reconhecendo as diferenças, esperançando a equidade’. Em seguida, reunimos os estudantes envolvidos no projeto e comemoramos com afeto e gratidão. Foi um dia de festa e abraços”, relembrou.

Sobre o projeto

O ‘Alma Africana’ faz parte da programação pedagógica do Centro de Excelência Nelson Mandela, unidade circunscrita à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), que coordena as escolas públicas estaduais da capital sergipana. O projeto desenvolve 13 ações estratégicas, como o lançamento de antologias poéticas com textos autorais dos alunos; vivências em comunidades remanescentes de quilombos; e pesquisas de campo sobre percepção do racismo em Aracaju.

Também são realizadas a montagem e apresentação de espetáculos teatrais pelo Grupo ParlaCênico de Teatro, composto exclusivamente por estudantes de escolas públicas; formações sobre diversidade étnico-racial para estudantes, professores e comunidade; gincana étnico-racial e seminários de cidadania ativa.

A coordenação do projeto é composta pelo professor Evanílson França, juntamente com as professoras Gilmara de Souza Neto, Adalcy Costa dos Santos, Sheila Rodrigues dos Santos Vega, Talita dos Santos e Mariza Santos Cajé. Ela pretende adicionar este ano uma nova ação para fortalecer ainda mais o compromisso com uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada: o‘Mina Batalha de Rima’, que potencializará os poemas produzidos pelas meninas.

Em setembro de 2024, o Projeto Alma Africana já havia sido reconhecido nacionalmente ao receber o 9º Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero, concedido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). A premiação valoriza iniciativas educacionais que promovem a igualdade racial e de gênero no Brasil.

Selo ODS Educação e Agenda 2030

O Selo ODS Educação é parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil, incentivando a internalização e territorialização dos ODSs nas instituições de ensino. A certificação busca engajar a comunidade acadêmica na elaboração de soluções sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo.

Com 17 objetivos e 169 metas, a Agenda 2030 é um compromisso global para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir paz e prosperidade para todos. A mobilização de instituições de ensino é fundamental para sensibilizar as futuras gerações sobre a necessidade de ações para a melhoria da qualidade de vida e preservação ambiental.

A conquista do Selo ODS Educação reforça a relevância do Projeto Alma Africana e do Centro de Excelência Nelson Mandela como agentes transformadores na educação pública de Sergipe, promovendo o reconhecimento da identidade e da história afro-brasileira no ambiente escolar.

Foto: Ascom Seed

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