O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na noite desta quinta-feira (25), da abertura do Seminário Regional Interamericano de Contabilidade e da Convenção Sergipana de Contabilidade. O evento, que se estenderá até amanhã, reúne contabilistas de todo o país. O tema da solenidade de abertura foi “Ética e Transparência na Administração Pública”.
“É uma alegria receber contabilistas de todo o Brasil na nossa cidade. Por isso fiz questão de vir aqui participar da abertura deste evento e trazer uma mensagem de esperança. É preciso que nós, neste momento, tenhamos uma atitude de podermos, mesmo com as dificuldades, tomarmos para nós o ideal de construir um país melhor”, afirmou o prefeito.
Ele ressaltou a importância do debate sobre Ética e Transparência para o fortalecimento da Contabilidade. “Estou aqui para pregar a esperança, que não deve ser abatida dos nossos corações. A esperança que defendo casa perfeitamente com o tema deste seminário, que é a Ética e a Transparência. A partir de uma discussão que será realizada neste evento, acredito que os contabilistas estarão mais preparados para desenvolver suas especialidades e contribuírem para a construção do país que desejamos”, afirmou o prefeito.
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, destacou o papel das entidades contábeis no fortalecimento institucional da Contabilidade e ressaltou a importância da transparência neste processo.
“É nosso compromisso fazer cumprir os objetivos maiores dos nossos programas de educação continuada na busca da excelência do fazer contábil. A Contabilidade do Brasil evolui pari passo à Contabilidade mundial. É nosso objetivo estimular a adoção de boas práticas de governança e o fortalecimento institucional da nossa ciência. A transparência, tema deste evento, é altamente oportuna. Precisamos promover a cultura da transparência na classe contábil. Temos a obrigação de dar o exemplo”, disse.
Participaram do evento de abertura o primeiro vice-presidente da Associação Interamericana de Contabilidade, Cornélio Porras; o presidente do Comitê de Integração Latino Europa América, Gustavo Gil Gil; o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Idésio da Silva Coelho Júnior; o presidente do Tribunal de Contas, Clóvis Barbosa; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Nitinho Vitale, e o secretário de Estado da Fazenda, Josué Modesto Passos Subrinho.
Lançamento do livro
Antes do seminário, Edvaldo Nogueira prestigiou o lançamento do livro “Falando dos outros e de outras coisas”, do escritor Estácio Bahia Guimarães, imortal da Academia Sergipana de Letras. “Estácio Bahia é um baiano que se sergipanizou e que brinda a todos nós com o seu talento. É um dos meus escritores preferidos”, afirmou o prefeito.
Por Valter Lima