Doação feita pelo Ministério Público do Trabalho tem como objetivo se somar ao serviço prestado aos usuários
O Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil de Sergipe (Crai), órgão ligado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e à Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu a doação de um veículo do Ministério Público do Trabalho (MPT) para as atividades que necessitem transportar as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A entrega oficial aconteceu nesta quinta-feira, 19, na área externa da unidade.
O centro oferece um serviço especializado voltado para o atendimento de crianças e adolescentes de até 17 anos, 11 meses e 29 dias vítimas de violência sexual em Sergipe. O Centro integra a Rede de Saúde e Proteção do Estado, por meio da SES e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), em parceria com MPT, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e com o Ministério Público de Sergipe (MPSE).
O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, reforça a importância do serviço e do novo veículo. “Isso vai dar mais dinamismo, mais agilidade nas nossas demandas. Gostaria de agradecer neste momento à Justiça, ao TRT e ao Ministério Público por essa parceria em destinar os recursos das ações para converter em benefícios para toda a sociedade. Então, quem ganha é o estado de Sergipe”, ressaltou.
Para a superintendente da MNSL e coordenadora do Crai, Lourivânia Prado, essa parceria fortalece, mais uma vez, a saúde, a proteção e a comunicação com a rede, em tempo hábil, garantindo a privacidade da vítima. Esse veículo vai fortalecer o nosso trabalho com a resolutividade de um tempo mais rápido, além garantir a privacidade na assistência da saúde e na proteção que a vítima necessita”, destacou.
Segundo a assistente social do Crai, Ingrid Lima, este veículo representa um avanço muito grande, porque vai contribuir muito com o trabalho do serviço, em relação ao deslocamento dos pacientes. “Esse transporte veio só somar o trabalho para melhorar cada vez mais o atendimento. O bacana é que esse carro tem sete lugares, o que comporta a família, no caso. Porque geralmente os pacientes vêm com a família, às vezes trazem alguém que tem vínculo, algum laço, até mesmo os próprios conselheiros tutelares vêm acompanhando. Então, vai comportar a equipe, os familiares e o paciente”, explicou.
De acordo com o procurador do Trabalho, Emerson Albuquerque Resende, o carro simboliza a continuidade da união dos esforços do Ministério do Trabalho, da Justiça do Trabalho, do Ministério Público de Sergipe e do Governo do Estado para que o Crai continue prestando um serviço de excelência. “O Crai está funcionando com excelência e cada vez melhor”, enfatizou.
Recurso
O MPT destinou o valor de R$ 130 mil para a SES, objetivando a aquisição do veículo, que foi realizada por licitação com incorporação ao patrimônio público e a apresentação da prestação de contas. Esta foi uma ação conjunta do MPT com o MPSE, e foi celebrado em um termo de compromisso de destinação de recursos com o Estado de Sergipe.
A juíza titular do Trabalho, Cristiane D´Ávila, explicou que a função primordial de um juiz é julgar processos, além de solucionar conflitos e proferir decisões. “É gratificante quando, além dessa função primordial e essencial, nós podemos, de certa forma, contribuir para a sociedade, que foi o que aconteceu nesse processo”, frisou.
A promotora de Justiça na Área da Infância e da Adolescência do MPSE, Lilian Carvalho, disse que esse é um dia emblemático, pois o Crai era um sonho da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente. “Há mais de três anos estamos somando esforços e há dois, o Crai foi inaugurado e agora com a aquisição desse veículo vai agilizar mais o trabalho e proteger mais as crianças e adolescentes”, informou.
Fotos: Valter Sobrinho