Campanha já chegou a Areia Branca, Propriá, Gararu, Estância, Nossa Senhora de Lourdes, Japaratuba, Ilha das Flores, Canindé de São Francisco, Umbaúba, Tomar do Geru, Brejo Grande, Carira, Itabi, Aracaju, Laranjeiras, Telha, Feira Nova, Capela, Nossa Senhora da Glória, Pedrinhas, Tobias Barreto e Itabaiana
Com o objetivo de assegurar aos estudantes da rede estadual de ensino o acesso aos diversos direitos da vida civil e das políticas públicas educacionais, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), lançou a campanha ‘Estudante cidadão, CPF na mão’ em julho de 2024. Desde então, ao todo, foram realizados mais de 100 atendimentos e emitidos 80 cadastros de pessoas físicas (CPFs) de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Nesses cinco meses, a campanha foi realizada nos municípios de Areia Branca, Propriá, Gararu, Estância, Nossa Senhora de Lourdes, Japaratuba, Ilha das Flores, Canindé de São Francisco, Umbaúba, Tomar do Geru, Brejo Grande, Carira, Itabi, Aracaju, Laranjeiras, Telha, Feira Nova, Capela, Nossa Senhora da Glória, Pedrinhas, Tobias Barreto e Itabaiana.
Para a estudante Maria Clara Jesus Santos, aluna da 1ª série do ensino médio do Colégio Estadual Guido Azevedo, em Areia Branca, a campanha facilitou bastante o processo de recuperação do documento. “Eu tinha perdido o documento e não lembrava do meu número. Com essa campanha, eu consegui recuperar o número do meu documento, e o atendimento foi muito rápido”, conta.
Francielly Samara Santos Silva, mãe da aluna Maria Helloysa, também aproveitou a campanha ‘Estudante Cidadão, CPF na Mão’ para emitir o documento de sua filha, que frequenta a pré-escola. “Eu cheguei e logo fui atendida. O pessoal também foi muito receptivo. Isso facilitou a minha vida, porque não precisei ir até Aracaju para solicitar a emissão do CPF”, afirmou.
A chefe do Núcleo Gestor da Matrícula Online, Jaqueline Andrade, comenta que a receptividade foi muito boa em todos os municípios visitados. “Fizemos atividades pontuais junto ao programa ‘Sergipe é aqui’, mas realizamos também o ‘Dia D’, com o apoio das regionais de educação. Além disso, treinamos os técnicos das diretorias regionais para que eles pudessem fazer essa emissão do documento para os alunos da rede estadual”, afirma Jaqueline.
O Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, localizado no bairro Bugio, foi palco de uma ação da campanha coordenada pela Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Segundo a diretora Deise Nascimento, a iniciativa faz com que os pais já se sintam acolhidos antes mesmo do processo de matrícula para 2025. “Com o apoio da DEA, decidimos realizar a ação com antecedência, a fim de que os pais possam matricular seus filhos de posse da documentação exigida e, sobretudo, com tranquilidade”, destaca.
Célia Cecília, mãe de um aluno que foi beneficiado com a emissão do CPF por meio da campanha, compartilha a importância da iniciativa para as mães que têm dificuldades nesse processo. “Eu, como mãe, acho essa ação muito importante, porque às vezes temos dificuldade de acesso a alguns documentos, e agora está sendo feito de forma rápida e prática”, garante.
Já o aluno João Carlos destacou que o CPF é importante para ter acesso ao mercado de trabalho. “O CPF é fundamental e obrigatório para ingressar no mercado de trabalho, fazer o Enem, além de permitir acesso a vários benefícios”, completa.
Matrícula online
Vale ressaltar que a partir do ano letivo de 2025, tanto o estudante matriculado na rede pública estadual de ensino, quanto o estudante candidato à rede deverão informar, obrigatoriamente, o número do CPF no cadastro do Portal da Matrícula Online.
“Essa campanha facilita a gestão administrativa escolar, já que o CPF é um identificador que pode ser utilizado para organizar e acessar informações de alunos e responsáveis. Portanto, não só ajuda na organização e eficiência das escolas, mas também promove a cidadania e a inclusão social dos estudantes e suas famílias”, concluiu Jaqueline Andrade.
A campanha ‘Estudante Cidadão, CPF na mão’ é uma iniciativa da Seduc, em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Tiradentes (Unit), e conta com o apoio das diretorias regionais de educação (DREs).
Fonte: ASN