Do total de ligações, 978 geraram atendimento feito por equipes de suporte básico e avançado
Entre os dias 15 e 21 de maio, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) totalizou 3.903 chamadas recebidas por profissionais da Central de Regulação, local onde é determinada a prioridade do atendimento com base na gravidade do paciente e no qual se dá a distribuição e o monitoramento do socorro de forma efetiva. Do total de chamadas, 978 geraram atendimento feito por equipes de suporte básico e avançado.
Os atendimentos feitos por equipes de suporte avançado totalizaram 221, sendo que as equipes do básico realizaram 757 auxílios. Os trotes destinados ao Samu representam pouco mais de 7% do total de chamadas, ou seja, 279 ligações falsas. As chamadas feitas por engano, por sua vez, chegam perto dos 9,5%, ou seja, 368, o que remete a mais de 16% de ligações sem utilidade.
De acordo com dados do Samu, o maior número de atendimentos se dá em função de queda, totalizando 51 casos. A colisão entre carro e moto é o segundo motivo pelo qual são feitas chamadas para o ramal 192, sendo registradas 44 ocorrências no período, nenhum relacionado à colisão entre carros.
Os casos que envolvem ferimentos por arma de fogo totalizaram 12 e os que envolvem arma branca, oito. As equipes foram acionadas para atendimento em apenas um caso de capotamento. Porém, os registros de colisão entre motos totalizaram 11, quase o equivalente aos casos de ferimentos por arma de fogo.
Fonte: Ascom/SES