O protótipo elaborado pela disciplina Automação Industrial busca contribuir na dinâmica da entrega da alimentação, proporcionando aos alunos um tempo maior nos intervalos
A ciência e a pesquisa aliada às novas tecnologias estão presentes nos laboratórios das escolas da rede estadual de Sergipe. Um grupo de estudantes desenvolveu um protótipo para agilizar o tempo na fila da refeição. Intitulado ‘Automação do fluxo para o uso do refeitório do CEPP do Neuzice Barreto’, os alunos do Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, criaram um projeto com baixo custo para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) da disciplina ‘Automação Industrial’.
O estudo foi desenvolvido pelos alunos do 3° ano C do ensino médio, Gustavo Monteiro, Layza Kaena, Nicoly Monike, Iara Raissa e Anthony Gabriel, sob a orientação dos professores Janderson Figueiredo e Jonh Yago. Eles criaram o protótipo que teve como base principal o uso do protoboard, arduino e do display de sete segmentos. Juntos, realizam um trabalho semelhante a painéis eletrônicos que disponibilizam senhas e podem ser encontrados em shoppings e consultórios.
A aluna Nicole Monike falou que a ideia para trabalhar esse tema no TCC surgiu para auxiliar as merendeiras na hora da organização das turmas para aprimorar a logística e o tempo que cada aluno tem para a refeição. “A partir do painel eletrônico, as merendeiras só precisam apertar o botão correspondente de cada turma e os alunos poderão ir para a fila. Isso minimiza o desperdício de tempo na fila, otimizando o tempo da refeição e aumentando o nosso tempo para lazer”, justificou a estudante.
O processo de desenvolvimento do protótipo começou com uma reunião na qual foram discutidas as ideias. Logo em seguida, foram reunidos todos os materiais necessários para a montagem do protótipo e do circuito. “As entradas digitais, quando acionadas por botões pulsativos, corresponderão a uma das 12 turmas que temos aqui que aparecerá no nosso display de sete segmentos”, explicou o professor e orientador Janderson Figueiredo.
O resultado do trabalho será apresentado na próxima sexta-feira, 22, no auditório do Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, para toda a comunidade escolar.
Para as alunas Iara Raissa e Laiza Kaena, concluir esse trabalho foi muito gratificante. “Saber que a escola poderá usufruir de algo pensado, desenvolvido e produzido pelos estudantes nos deixa muito felizes. É muito gratificante ver que está funcionando, e esperamos que a escola possa aprovar e desenvolver, assim como queremos levar para outras escolas a fim de que também possam usufruir do nosso projeto”, finalizou Laiza Kaena.
Por Heidy Souza (estagiária)