No mês de cuidados à saúde do homem e voltado à prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul, o Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) tem realizado ações de conscientização e prevenção à doença. Além da distribuição de laços azuis, símbolo da campanha, a unidade hospitalar oferta exames de ultrassonografia de próstata por via abdominal para colaboradores e familiares durante todo o mês.
O câncer de próstata é um dos tumores mais prevalentes na população masculina. Em todo o país, a estimativa é de 72 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano do próximo triênio, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Entre os principais sintomas da doença estão a dificuldade para urinar, diminuição do jato de urina e sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro. O diagnóstico na fase inicial da doença é imprescindível para aumentar as chances de cura.
De acordo com o médico André Azevedo, é importante chamar atenção para o autocuidado e para a realização dos exames periódicos. “A gente percebe que a busca do auxílio médico, principalmente, na prevenção, é menor entre os homens. O público masculino acha que não tem essa necessidade e só procura quando sente algum sintoma. No entanto, é de grande relevância que ele busque manter uma rotina anual de exames, principalmente os de rastreio. O homem precisa se cuidar”, destaca.
“Na ultrassonografia, por exemplo, acabamos tendo uma visão mais indireta com avaliação do tamanho da próstata. Os outros métodos como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame clínico com toque retal acabam se somando a esse rastreio. A recomendação é que, a partir dos 50 anos, os homens realizem os exames anualmente. Já para aqueles que possuem histórico familiar, eles devem iniciar o acompanhamento dez anos antes da idade do primeiro caso”, destacou.
O motoboy Paulo Ribeiro, de 52 anos, conhece bem essa rotina de autocuidado. Há dois anos, por meio de um exame, detectou uma alteração na próstata e procurou um médico especializado para ter um cuidado melhor com a saúde. “Sempre faço meus exames regulares e tenho o acompanhamento médico. Quando descobri a alteração, fiz o tratamento e ficou tudo resolvido porque era benigno. Acredito que essa é uma boa oportunidade para se cuidar. Já é o segundo ano que participo e, graças a Deus, está tudo bem”, comentou.
O montador Rodrigo dos Santos também aprovou a iniciativa. “Tenho 42 anos e acho muito importante esse cuidado. Na correria do dia, a gente acaba se descuidando um pouco, mas a saúde da gente vem sempre em primeiro lugar. Essa é uma boa oportunidade para a gente cuidar da saúde”, enfatizou.
No total, serão ofertados mais de 100 exames de ultrassonografia de próstata via abdominal. “São campanhas como esta que incentivam os cuidados e a nossa preocupação com colaboradores, familiares e também com toda a população porque o diagnóstico precoce do câncer salva vidas. Abraçamos a causa por mais um ano e o nosso compromisso diário em cuidar do próximo, principalmente do paciente oncológico”, salientou a coordenadora geral do Centro de Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira.
Foto: Flávia Pacheco