quinta-feira, 8, maio/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Educação

Ministério da Educação vai abrir 1,25 milhão de vagas em curso de educação inclusiva

17 de outubro de 2024
in Educação
0
Ministério da Educação vai abrir 1,25 milhão de vagas em curso de educação inclusiva
Share on FacebookShare on Twitter

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nessa terça-feira (15), que ofertará 1,25 milhão de vagas para curso de educação especial na perspectiva da educação inclusiva para formação de professores.

A partir da próxima segunda-feira (21), os docentes interessados poderão fazer a inscrição para as primeiras 250 mil vagas diretamente nos sites das 50 instituições de ensino superior que já aderiram ao curso. A lista das entidades ainda será divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação que faz parte do MEC.

O curso on-line é voltado a educadores que atuam em sala de aula de educação básica, que engloba a educação infantil, o Ensino Fundamental de nove anos e o Ensino Médio para o aprimoramento do trabalho pedagógico nas escolas.

Ao fim do curso, o objetivo é que os educadores desenvolvam trabalhos pedagógicos para a melhoria da educação especial na perspectiva inclusiva para atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

O Censo Escolar 2023 aponta que 1,5 milhão de alunos da educação especial estavam matriculados em classes comuns na educação básica da rede pública.

Formação

O início das aulas do curso de educação inclusiva está previsto para março de 2025 e a formação terá carga horária total de 120 horas.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC), será responsável pelo curso, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Após a inscrição no site de uma das 50 instituições de ensino superior participantes, o curso será ofertado na modalidade à distância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A plataforma de ensino virtual tem o objetivo de expandir e interiorizar a oferta de cursos no país.

A formação elaborada por especialistas será composta por quatro módulos:

– Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;

– Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva;

– Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas;

– Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.

De acordo com o MEC, cada módulo terá leitura de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relato de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias usadas.

As avaliações dos participantes do curso observarão o desempenho na elaboração de textos, recursos e projetos.

Fonte: Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Jogos da Primavera são eletivos para o Bolsa Atleta Estadual com inscrições abertas até 12 de maio

Terceira edição da Olimpíada Dom Luciano de Foguetes contou com mais de 450 alunos

Seed intensifica monitoramento das escolas após fortes chuvas no estado

Enem 2025: prazo para pedir isenção da taxa acaba nesta sexta

Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe já estão disponíveis

Alunos da rede estadual classificam-se para a terceira fase da XXI Olimpíada Brasileira de Biologia

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato