Os centros de excelência 28 de Janeiro, localizado em Monte Alegre, e Professor Hamilton Alves Rocha, situado em São Cristóvão, estão credenciados a participar da Expo-Ciências Internacional do Movimento Internacional para Atividades de Lazer em Ciência e Tecnologia (Milset), que será realizada em 2025, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento reúne jovens cientistas de diversas partes do mundo, promovendo o intercâmbio de conhecimento e inovação em escala global. O credenciamento se deu por apresentarem projetos voltados à sustentabilidade e à inovação científica na 20ª Feira Nordestina de Ciências e Tecnologias (Fenecit), realizada em Recife (PE), no período de 8 e 12 de outubro.
O Centro de Excelência 28 de Janeiro foi destaque com o projeto ‘Biotecpalm’, desenvolvido por estudantes que buscaram alternativas sustentáveis para a produção de um couro biodegradável a partir da palma forrageira, uma planta comum na região do semiárido. A iniciativa propõe uma solução ecológica para a indústria do couro, promovendo práticas mais sustentáveis.
Já os alunos do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha impressionaram com o projeto ‘Potencial Aplicação de Esponjas Verdes Adsorventes na Indústria Têxtil’, que visa tratar a água descartada por indústrias por meio do uso de esponjas feitas a partir da vagem da moringa. O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com ênfase na água potável e saneamento (ODS 6) e vida na água (ODS 14), destacando-se pelo impacto ambiental positivo.
Protagonismo da escola pública
A professora Helayne Andrade, do Centro de Excelência 28 de Janeiro e orientadora do projeto ‘Biotecpalm’, comenta que a expectativa para a Milset Expo-Sciences International 2025 é alta. “A conquista dos nossos estudantes com o projeto sobre a palma forrageira reflete o valor da pesquisa regional e da educação pública. A credencial para a Milset abre portas para novas oportunidades e permite que os estudantes compartilhem suas descobertas globalmente. Esse reconhecimento valida o empenho dos alunos e fortalece o papel da educação pública em formar mentes inovadoras, capazes de contribuir para a ciência mundial. Como orientadora, isso reforça minha missão de encorajar os estudantes a desenvolverem soluções para problemas reais, promovendo o pensamento crítico e científico”, afirmou.
“Foi uma experiência incrível para todos nós. Ver nosso trabalho sendo reconhecido em um evento tão importante nos enche de orgulho e motivação para continuar pesquisando e buscando soluções sustentáveis para o futuro”, destacou José Saullo, um dos alunos envolvidos no projeto ‘Biotecpalm’.