A Universidade Federal de Sergipe (UFS) dispõe de 63 programas de pós-graduação para candidatos diplomados em cursos superiores. Dentre estes, a maior parte está com processos seletivos abertos, dispondo de vagas institucionais e para a comunidade em geral, com ingresso previsto para o período letivo de 2025.1. Entre os campi contemplados estão o de São Cristóvão, Laranjeiras, Itabaiana e Lagarto.
O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (Posgrap), Lucindo Quintans, compartilha que as áreas ofertadas abrangem diversos campos do conhecimento, promovendo a qualificação e a produção científica em temas estratégicos para Sergipe e todo o Brasil.
“A UFS oferece mais de 60 programas de mestrado e doutorado, todos gratuitos, com a possibilidade de bolsas para os alunos, que podem ser remunerados enquanto estudam. Outro aspecto digno de nota é que a nossa universidade aprovou quatro novos cursos de pós-graduação, como o Mestrado em Relações Internacionais e o Mestrado Profissional em Linguística e Literatura. No doutorado, destacam-se os novos cursos em Comunicação e História. Com essas novas aprovações, a UFS reforça sua posição como referência no desenvolvimento acadêmico e científico, e sua contribuição para a formação de novos profissionais em Sergipe”, ressalta o pró-reitor.
O coordenador de Pós-graduação (COPGD), professor Gladston Rafael Santos, explica para quem a qualificação no ensino superior é voltada. “Temos como público-alvo toda a comunidade egressa dos cursos de graduação, tanto da UFS quanto das demais universidades da região Nordeste e de todo Brasil, além de profissionais do mercado que pretendem fazer um mestrado ou doutorado, e até mesmo o público do exterior que vê na Universidade Federal de Sergipe uma instituição de ensino de excelência. Também não podemos esquecer de servidores de universidades e institutos federais, além de demais parceiros em convênios que a UFS possui”.
Para acompanhar os processos seletivos para programas de pós-graduação abertos, clique em: https://pos.ufs.br/pagina/12961-processos-seletivos
Fonte: Ascom UFS