A candidata a prefeita de Aracaju, Yandra (União), quer universalizar o acesso ao sistema de saúde da capital através da ampliação das unidades que atendem a população diariamente e da garantia de um corpo profissional que torne o serviço mais eficiente.
Para isso, Yandra pretende construir o primeiro Hospital Municipal tipo 2 de Aracaju, que atenderá casos de urgência/emergência, contando com recursos tecnológicos e humanos para acolher pacientes com quadros de natureza clínica ou cirúrgica.
No mesmo sentido, outra proposta é expandir o número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em funcionamento. Nessas unidades, segundo a candidata, gerentes irão prestar relatórios diários da demanda para a Secretaria Municipal da Saúde, evitando a falta de medicamentos e reduzindo a fila de espera.
“Muitos aracajuanos vivem em áreas totalmente esquecidas quando se fala de acesso à saúde. Por isso, vamos fazer com que o serviço chegue até elas e evitar a falta de medicamentos, como também aquele eterno estado de análise para as pessoas que estão na fila para conseguir atendimento”, afirma Yandra.
Além disso, seu plano de governo também contempla a modernização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Nestor Piva e Fernando Franco, com intervenções que irão fortalecer a infraestrutura dessas unidades.
Hospital Municipal Veterinário
A saúde dos animais também está no radar da candidata. Yandra pretende criar o Hospital Municipal Veterinário de Aracaju, a primeira unidade pública para cães e gatos.
O hospital irá oferecer atendimento clínico e cirúrgico especializados, além de emergência 24 horas, acolhendo, principalmente, a população mais carente da capital sergipana.