Em uma iniciativa alinhada ao ‘Setembro Vida’, mês dedicado à conscientização sobre doação de órgãos e defesa da vida, o Centro de Excelência Professor Rogaciano Magno Leão Brasil, no município de Santo Amaro das Brotas, promoveu uma roda de conversa com a participação de membros do Instituto Doar-SE. O evento aconteceu na última sexta-feira, 13, e teve como objetivo principal incentivar a reflexão dos estudantes sobre a doação de órgãos, desmistificando o tema e fomentando o diálogo acerca da importância desta prática para salvar vidas.
A atividade foi organizada pelo Centro de Excelência em parceria com o Instituto Doar-SE, que identificou a necessidade de abordar o assunto, especialmente por ser um tema ainda pouco explorado nas escolas. Cerca de 60 alunos participaram da roda de conversa, marcada por questionamentos sobre o processo de doação, como ele ocorre, e quais são os requisitos necessários para ser um doador. Os estudantes demonstraram grande interesse em entender o tema e discutiram o impacto dele nas famílias envolvidas.
A direção do Centro de Excelência Professor Rogaciano Magno Leão Brasil destacou a relevância da ação no contexto educacional, no qual os jovens encontram-se em processo de formação da consciência cidadã. “O Instituto Doar-SE, representado por uma de nossas ex-professoras, já realizava atividades relacionadas à doação de órgãos quando essa docente lecionava aqui. Ela sugeriu essa roda de conversa para nossa unidade de ensino, e nós prontamente abraçamos a ideia”, afirmou.
Igor também ressaltou o impacto positivo da roda de conversa nos alunos. “Foi um momento muito enriquecedor para nossos estudantes, pois trouxe uma nova perspectiva e mostrou como é possível salvar vidas com esse belo gesto de amor”, comentou o gestor.
A professora Viviane Fernandes, presidente do Instituto Doar-SE, destacou a importância de ir às escolas conscientizar o público jovem sobre a doação de órgãos. “Levar a mensagem sobre a importância da vida às escolas é uma das principais missões do Instituto Doar-SE. Nosso objetivo é ampliar a conscientização por meio da disseminação de conhecimento, além de mobilizar a sociedade para apoiar o retorno dos transplantes e promover uma educação que valorize a doação”, explicou.
O Instituto Doar-SE, que se dedica à conscientização sobre a doação de órgãos em Sergipe, busca sensibilizar a sociedade para aumentar o número de doadores. Para isso realiza palestras, rodas de conversa e campanhas que promovem empatia e conhecimento sobre a doação. “O Instituto nasceu de uma atividade de extensão universitária. Este é o nosso terceiro ano de ações em alusão ao ‘Setembro Verde’, que aqui chamamos de ‘Setembro Vida’. Nosso objetivo também é abordar temas como a inclusão da pessoa com deficiência e a prevenção ao câncer”, acrescentou Viviane Fernandes.
Além de desmistificar questões sobre a doação de órgãos, o evento proporcionou aos alunos a oportunidade de expressar suas opiniões e esclarecer dúvidas, criando um ambiente de aprendizado coletivo. Assim o Centro de Excelência Professor Rogaciano Magno Leão Brasil reafirma seu compromisso com a formação integral dos alunos, promovendo aprendizado acadêmico, consciência social e empatia.