sábado, 12, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

Centro de Excelência em Santo Amaro das Brotas promove roda de conversa sobre doação de órgãos

18 de setembro de 2024
in Municípios
0
Centro de Excelência em Santo Amaro das Brotas promove roda de conversa sobre doação de órgãos
Share on FacebookShare on Twitter

Em uma iniciativa alinhada ao ‘Setembro Vida’, mês dedicado à conscientização sobre doação de órgãos e defesa da vida, o Centro de Excelência Professor Rogaciano Magno Leão Brasil, no município de Santo Amaro das Brotas, promoveu uma roda de conversa com a participação de membros do Instituto Doar-SE. O evento aconteceu na última sexta-feira, 13, e teve como objetivo principal incentivar a reflexão dos estudantes sobre a doação de órgãos, desmistificando o tema e fomentando o diálogo acerca da importância desta prática para salvar vidas.

A atividade foi organizada pelo Centro de Excelência em parceria com o Instituto Doar-SE, que identificou a necessidade de abordar o assunto, especialmente por ser um tema ainda pouco explorado nas escolas. Cerca de 60 alunos participaram da roda de conversa, marcada por questionamentos sobre o processo de doação, como ele ocorre, e quais são os requisitos necessários para ser um doador. Os estudantes demonstraram grande interesse em entender o tema e discutiram o impacto dele nas famílias envolvidas.

A direção do Centro de Excelência Professor Rogaciano Magno Leão Brasil destacou a relevância da ação no contexto educacional, no qual os jovens encontram-se em processo de formação da consciência cidadã. “O Instituto Doar-SE, representado por uma de nossas ex-professoras, já realizava atividades relacionadas à doação de órgãos quando essa docente lecionava aqui. Ela sugeriu essa roda de conversa para nossa unidade de ensino, e nós prontamente abraçamos a ideia”, afirmou.

Igor também ressaltou o impacto positivo da roda de conversa nos alunos. “Foi um momento muito enriquecedor para nossos estudantes, pois trouxe uma nova perspectiva e mostrou como é possível salvar vidas com esse belo gesto de amor”, comentou o gestor.

A professora Viviane Fernandes, presidente do Instituto Doar-SE, destacou a importância de ir às escolas conscientizar o público jovem sobre a doação de órgãos. “Levar a mensagem sobre a importância da vida às escolas é uma das principais missões do Instituto Doar-SE. Nosso objetivo é ampliar a conscientização por meio da disseminação de conhecimento, além de mobilizar a sociedade para apoiar o retorno dos transplantes e promover uma educação que valorize a doação”, explicou.

O Instituto Doar-SE, que se dedica à conscientização sobre a doação de órgãos em Sergipe, busca sensibilizar a sociedade para aumentar o número de doadores. Para isso realiza palestras, rodas de conversa e campanhas que promovem empatia e conhecimento sobre a doação. “O Instituto nasceu de uma atividade de extensão universitária. Este é o nosso terceiro ano de ações em alusão ao ‘Setembro Verde’, que aqui chamamos de ‘Setembro Vida’. Nosso objetivo também é abordar temas como a inclusão da pessoa com deficiência e a prevenção ao câncer”, acrescentou Viviane Fernandes.

Além de desmistificar questões sobre a doação de órgãos, o evento proporcionou aos alunos a oportunidade de expressar suas opiniões e esclarecer dúvidas, criando um ambiente de aprendizado coletivo. Assim o Centro de Excelência Professor Rogaciano Magno Leão Brasil reafirma seu compromisso com a formação integral dos alunos, promovendo aprendizado acadêmico, consciência social e empatia.

Notícias Relacionadas

São Cristóvão apresenta o melhor da sua cultura artesanal e culinária na 2ª edição ‘Casa dos Sabores...

Prefeitura de Socorro cria área para prática esportiva no Marcos Freire II

Segundo dia da Conferência de Assistência Social em Lagarto é marcado por debates temáticos e constr...

Prefeitura de Estância realiza Encontro Pedagógico 2025 e reforça compromisso com a educação inclusi...

Prefeitura de Simão Dias anuncia Natanzinho Lima e Bell Marques no Festival da Gente 2025

Prefeitura realiza solenidade de posse para 22 novos profissionais que irão atuar na Assistência Soc...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato