sábado, 19, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

Sergipe registrou menor taxa de mortalidade materna do Nordeste em 2023

16 de setembro de 2024
in Saúde
0
Sergipe registrou menor taxa de mortalidade materna do Nordeste em 2023
Share on FacebookShare on Twitter

Sergipe apresentou a menor taxa de mortalidade materna do Nordeste no ano de 2023, com o registro de 37,92 óbitos de mães a cada 100 mil nascidos vivos. O estado também se destacou nacionalmente, sendo o 6º do país com o menor índice de mortalidade materna. Os dados são do Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS).

Quando considerada a série histórica, que avalia dados a partir de 2006, Sergipe apresentou uma importante redução do índice. Em 2009, o estado registrou um pico, com 102,54 mortes de mães a cada 100 mil nascidos vivos. Essa queda é resultado das ações implementadas pelo Governo do Estado, que tem realizado diversas ações de monitoramento e acompanhamento das mães. 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, a gestão estadual tem se empenhado no fortalecimento de ações de vigilância e atenção à saúde. “O cenário da mortalidade materna é uma preocupação contínua do governo. A queda dos indicadores também reflete a eficiência na realização das ações, para que cada vez mais, possamos melhorar a resolutividade da atenção básica em nosso estado, com investimentos em leitos de maternidade e treinamento das equipes de saúde que estão na ponta”, destacou o secretário. 

Ações concretas 

A morte materna é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o óbito de mulheres durante a gestação ou em um período de 42 dias após o término da gravidez, devido a qualquer causa relacionada com ou agravada pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela, porém não devida a causas acidentais ou incidentais. 

Diversas ações têm sido realizadas para garantir o monitoramento dos índices da mortalidade. O diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, observou que o aumento em todo o trabalho do país nas taxas de mortalidade foi reflexo da pandemia de Covid-19. 

“Tivemos uma variação durante os três últimos anos da pandemia, de 2020 a 2022, resultado dos casos da Covid-19, que atingiu todo o Brasil e com Sergipe não foi diferente. Diante desse cenário, reforçamos diversas ações de vigilância epidemiológica, bem como o fortalecimento do comitê de prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal, proporcionando a investigação de todo óbito em mulher em idade fértil para identificar possíveis óbitos maternos, que tem sido investigada em tempo oportuno a fim de se entender possíveis fatores determinantes e condicionantes que possam ter contribuído para que ele tenha acontecido”, salientou o diretor.  

A prevenção e o acompanhamento especializado são umas das principais medidas para evitar a mortalidade materna. O pré-natal, ofertado pelos municípios, é essencial na detecção precoce das doenças, trazendo impactos negativos quando não realizado adequadamente. Sendo uma linha de cuidado da Atenção Primária à Saúde (APS), a SES vem realizando diversas capacitações voltadas aos profissionais da APS, para garantir o acompanhamento da mulher. Para fazer o pré-natal, a mulher deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e iniciar o acompanhamento após a confirmação da gravidez. 

Serviços disponibilizados 

Além disso, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), disponibiliza testes sorológicos para a prevenção das principais infecções, por meio do Programa de Proteção à Gestante (Protege), com orientações e coleta de amostras para testes, realizados no terceiro e último trimestre da gravidez. O programa contempla exames de HIV, sífilis, toxoplasmose, IgM, toxoplasmose IgG, HCV, HBSA, HTLV e teste de avidez de toxoplasmose, e tem como finalidade diagnosticar, orientar e prevenir a transmissão de doenças materno-fetais.  

A Rede Estadual conta com o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), como referência na assistência pré-natal de alto risco, onde as gestantes têm acesso a uma equipe multidisciplinar composta por médicos obstetras, endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicólogo, enfermeiro obstetra e assistente social para fazer um acompanhamento especializado e qualificado, e com a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), sendo a maior referência de Sergipe para os atendimentos de alta complexidade. Para ter acesso, a paciente precisa ser encaminhada por uma UBS.  

“Também disponibilizamos testes rápidos para todos os municípios sergipanos e unidades de saúde para a detecção de HIV, sífilis e hepatites virais.  Por isso, vemos com otimismo o cenário atual, mas sabendo que é uma ação contínua a se enfrentar no dia a dia junto às equipes da gestão estadual e municipal, da atenção primária para o monitoramento das taxas e reforçando melhorias na Rede”, ressaltou o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio.

 Foto: Flávia Pacheco

Notícias Relacionadas

Modernização do parque tecnológico fortalece assistência no Hospital de Urgências

Hemose destaca importância dos hemocomponentes do sangue doado para salvar vidas

Curso de capacitação reforça vigilância da qualidade da água em Sergipe

Hospital e Maternidade Santa Isabel registra, pela primeira vez, coleta de células-tronco da placent...

Huse recebe novos equipamentos de ventilação pulmonar voltados a pacientes críticos

CEMAR, CEMCA e CER II terão atendimentos suspensos para melhorias na rede elétrica

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato