Atividade é a primeira de uma série que será realizada durante o mês pelo colégio. Outras unidades de ensino da rede pública estadual também promovem atividades
O Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, em Aracaju, deu início às atividades do Setembro Amarelo na unidade escolar com o plantio de mudas de ipês e outras árvores frutíferas. A ação, proposta pela equipe diretiva e de professores, em parceria com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), promove a participação dos alunos em uma atividade que requer compromisso e cuidado.
A atividade contou com a idealização e participação da professora de Espanhol da unidade escolar, Ana Lúcia Rodrigues, em conjunto com a equipe gestora e de professores. Ela conta que as ações propostas pela escola acontecem desde 2023, e que buscam sempre contribuir com o acolhimento dos alunos e com a valorização de suas vidas. A professora ainda citou que a primeira atividade da campanha neste ano visa proporcionar aos estudantes um sentimento de pertencimento. “Nós queremos dar aos alunos a sensação de envolvimento, de eles poderem pensar ‘eu que fiz aquilo’ e, com isso, auxiliar na autoestima. Buscamos sempre mostrar aos meninos que a vida deles é importante, que a vida deles tem valor e que eles têm um futuro imenso pela frente”, diz.
Um dos incentivadores da prática realizada, o professor de Geografia Laércio Souza, comenta sobre a participação dos alunos na abertura das atividades escolares no mês de conscientização à vida. “Hoje os alunos estão colocando a mão na massa e vindo plantar os ipês, participando desse momento de esperança e de renovação da vida. O envolvimento deles é muito importante, pois os coloca num lugar de protagonismo”, conta.
O professor Laércio informa ainda que, além da plantação das mudas de plantas, outras atividades serão realizadas pela escola durante a campanha do mês de setembro. “Realizaremos caminhadas com os alunos, entrega de panfletos pela comunidade, e teremos também um sábado com oficinas e atividades diversificadas”.
A aluna Nataly da Silva Santana, do 2º ano do Ensino Médio, afirma ter o apoio da equipe da escola nas questões pessoais, e isso se evidencia durante a campanha do Setembro Amarelo. “A professora Ana Lúcia, a diretora Alessandra e a coordenadora Girlaine sempre nos demonstraram suporte. E agora, neste mês, é muito bom ver a equipe fazendo questão de proporcionar um momento juntos, pois isso nos aproxima delas e nos mostra que podemos contar com essa ajuda”, conta a aluna.
A gestora da unidade, Alessandra Souza, conta que além do plantio de mudas de plantas, outras ações serão realizadas no decorrer do mês. “A programação se estende no dia 13 com uma panfletagem pelo bairro e pela feira livre. No dia 20, faremos uma caminhada com os alunos, seguida de um momento de relaxamento e um lanche coletivo e, no dia 28, serão realizadas oficinas de cabelo, maquiagem, trancista, corte de cabelo, dança, além de uma palestra com psicólogos”, disse.
Parceria
A Companhia de Saneamento de Sergipe contribuiu com a campanha do colégio por meio de uma parceria iniciada há cerca de um mês, que intenciona promover as boas práticas.
O coordenador de Educação Ambiental da Deso, José Jorge Silva, conta que um dos principais objetivos da parceria é trazer ao projeto uma empresa que tem responsabilidade socioambiental. “Nós já desenvolvemos outras práticas com os alunos para tratar sobre o consumo racional da água, e hoje trouxemos a proposta do plantio, envolvido no Projeto Deso Mais Verde, que prevê a distribuição de 200 mudas de plantas nativas de mata atlântica, além de plantas frutíferas para todo o estado de Sergipe. Hoje viemos com o plano de realizar o plantio de 20 espécies a fim de contribuir e fomentar a prática aos alunos, para que eles se sintam pertencentes a esse meio”, compartilha José Jorge.
Autor | Caio Queiroz (estagiário)