Quatro alunos da Escola Estadual Professor Valnir Chagas se destacaram na primeira fase da Olimpíada de Português (OP) e foram classificados para a segunda fase da competição. A prova da segunda fase aconteceu no dia 29 de agosto, no Colégio Master, em Aracaju. Os estudantes classificados, Marcos Enzo, Ana Clara, Maria Clara e Allana Victor, têm entre 12 e 13 anos e estão cursando o ensino fundamental.
A Olimpíada de Português é uma iniciativa que visa a fomentar o bom uso da língua portuguesa entre estudantes, principalmente do ensino fundamental. A primeira fase da competição ocorreu entre os dias 22 e 25 de maio na própria Escola Estadual Professor Valnir Chagas e consistiu em uma prova de múltipla escolha. Já a segunda fase, para a qual os alunos foram recentemente classificados, é composta de questões discursivas e de somatório, focadas em problemas, jogos e desafios idiomáticos, utilizando textos clássicos e provérbios populares.
Para a gestora da escola, Andreia Abreu, é importante motivar e incentivar a participação dos alunos nesse tipo de olimpíada. “Para os alunos, é surpreendente participar. Eles estão se desempenhando muito bem nessas provas, e é muito importante apoiar e motivar nossos alunos para que eles se sintam seguros em fazer esse tipo de olimpíada”, ressaltou.
A participação na olimpíada foi uma experiência repleta de ansiedade para os jovens estudantes, mas o apoio contínuo da professora e da diretora da escola foi fundamental para que se sentissem mais confiantes e preparados para enfrentar o desafio. “Não estava muito segura em fazer essa prova. Achei ela bastante difícil, mas resolvi fazer, pois sei que isso vai ampliar muito o meu conhecimento”, comentou a aluna Maria Clara, uma das classificadas para a segunda fase.
Fonte: ASN