Ação tem objetivo de padronizar abastecimento e regularizar situação de usuários junto à empresa
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) deu início nesta segunda-feira, 26, a uma inspeção de ligações clandestinas de água no bairro Alto da Boa Vista, no município de Maruim. O local possui cerca de 500 imóveis, e é estimado que 91 deles são abastecidos de forma irregular. O monitoramento ocorrerá ao longo desta semana pelas equipes da empresa.
O intuito da ação é padronizar a distribuição hídrica e regularizar o acesso à água potável pelos moradores do bairro, conforme explicou a coordenadora regional de Atendimento de Maruim (CAMM) da Deso, Jucimary Karine Tavares Santos. “Monitorar as ligações é fundamental para podermos corrigir os desvios e prevenir a falta de água e os impactos ao meio ambiente causados por eles”, afirmou.
Jucimary destacou que, durante o monitoramento, os moradores de baixa renda serão inscritos no ‘Tarifa Social’, programa da Deso que oferece desconto de até 50% na fatura de água. Além disso, esse público terá condições especiais de pagamento em solicitações de ligação nova de água e de religação. “Também faremos a renegociação de débitos, caso o usuário tenha dívidas com a empresa em aberto, de forma que seja acessível e facilitada a quitação dos valores”, ressaltou.
Atendimento e conscientização
A ação não tem objetivo de punir os usuários, segundo o gerente Comercial da Regional Centro-Oeste (GCCO) da Deso, Alexandro Correia da Silva. “Nossa intenção não é promover punições aos moradores, mas trazê-los de volta à companhia, tendo acesso, assim, a uma série de direitos que a regularização implica”, frisou, acrescentando que as equipes da corporação dialogam, tiram dúvidas e orientam os moradores.
O efeito imediato será a minimização do desperdício hídrico e redução do desabastecimento. Isso porque, de acordo com Jucimary, os usuários que possuem ligações clandestinas, “gastam água sem qualquer tipo de zelo ou preocupação, pois o uso não é contabilizado”. No posto de atendimento de Maruim já foram distribuídos materiais educativos infantis sobre o tema, com apoio da Gerência Socioambiental (Gesa) da empresa. “Teve um efeito muito positivo. Foram as crianças conscientizando os pais”, contou a coordenadora regional de Atendimento de Maruim.
Fonte: ASN