As formações ocorrerão com professores das dez diretorias regionais de educação
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) finaliza na quarta-feira, 31 de julho, a Oficina de Inclusão e Adaptação para professores da rede estadual de ensino. Essa oficina está sendo oferecida para professores das diretorias regionais de educação (DRE) visando auxiliar na realização de atividades escolares para a educação especial nas salas de recursos multifuncionais.
A oficina foi criada para atender às demandas em relação à adaptação e flexibilização em atividades práticas, e é voltada para os professores multifuncionais, dividida em cinco encontros presenciais. No total, participa das oficinas um público-alvo de 213 professores.
O curso, que tem duração de quatro horas, procura preparar os professores na realização do atendimento educacional especializado, oferecendo aos alunos um ensino inclusivo e adaptado para as suas necessidades. Nele, os professores aprendem a adaptar materiais como os lápis para alunos que têm dificuldade motora e desenvolver atividades nas salas de recursos com materiais em alto relevo, comunicação alternativa para autistas e adaptação de atividades com folhas.
Segundo a diretora do Serviço de Educação Inclusiva, Lilian Alves, a formação contínuada para os professores das salas de recursos multifuncionais é necessária para qualificar o atendimento desses docentes aos estudantes que necessitam desse ensino inclusivo. “Com a qualificação desses profissionais, a gente consegue oferecer aos estudantes um atendimento de qualidade, contribuindo no seu desenvolvimento nas salas de aula regular”, pontua.
A formação iniciou-se no dia 22 de julho na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), e das nove diretorias regionais de educação, faltam apenas ser realizadas na DREs 6 e 7, que acontecerá na quarta-feira, 31 de julho. O Serviço de Educação Inclusiva já prepara um novo calendário para dar continuidade à formação dos professores.
A oficina contou com a confecção de atividades pedagógicas e de materiais pedagógicos adaptados, que auxiliam os professores de ensino regular a desenvolver atividades adaptadas para a educação especial, as quais permitem ao aluno não apenas estar inserido na sala de aula, mas também que ele seja incluído, tendo acesso ao conteúdo de forma que ele consiga entender.
A técnica pedagógica da Seduc, Flávia Danielle, destacou a importância em ter uma troca de experiência e de partilha, por meio da qual se pode absorver novos conhecimentos. “É importante observar a necessidade e a dificuldade em entender sobre o que é a adaptação. Esse é um momento de troca , no qual colocamos em prática tudo o que sabemos. Essa partilha de aprendizado é essencial”, disse.
As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços localizados nas escolas onde é realizado o atendimento especializado; e os estudantes, público-alvo, são os alunos da educação especial. As salas de recurso são lugares onde os alunos são atendidos em contraturno e têm o objetivo de contribuir com a inclusão dos deles, observando suas necessidades e desenvolvendo atividades especiais, dando todo o suporte de que esses alunos precisam.
Foto : Divulgação /Seduc