O deputado estadual Marcelo Sobral, presidente da Comissão de Agricultura da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale) e da Frente Parlamentar da Agropecuária e Aquicultura, anunciou que a Alese realizará uma audiência pública no próximo dia 23 de agosto para tratar das principais demandas do setor de aquicultura e pesca no estado. A iniciativa conta com o apoio do governo do Estado, através da secretaria Estadual da Agricultura e da Pesca (Seagri), do setor comercial, por meio da Fecomércio, e dos próprios produtores do setor.
“É o pontapé inicial para que a gente traga legislações estaduais e federais que incentivem o produtor. Somos grandes produtores de atum, e o quarto maior produtor de camarão do Brasil. Temos um grande potencial que precisa ser ainda mais explorado e valorizado”, destacou o deputado Marcelo Sobral.
Sobre o Terminal Pesqueiro de Aracaju, o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca Ramos da Silva, afirmou que o governo estadual contribuirá para encontrar uma solução para seu funcionamento, uma vez que o local pertence à União. “A sugestão é que o Estado assuma e intermedie o repasse da estrutura para uma associação de produtores ou mesmo para a Fecomércio, que se mostrou interessada, com a condição de que o Governo Federal adquira e instale os equipamentos que estão faltando”, explicou o secretário.
Já o presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, destacou que o encontro foi fundamental para discutir temas importantes para o setor pesqueiro de Sergipe. “Queremos apoiar a realização de uma feira da aquicultura no segundo semestre e dar o devido reconhecimento às produções que se destacam no estado, a exemplo da produção de atum”, adiantou.
A deputada federal Katarina Feitoza também participou da reunião e se colocou à disposição para contribuir com incentivos para o setor. “Estamos procurando soluções para a expansão da pesca e aquicultura no estado. Nosso potencial é enorme, então precisamos potencializá-lo através de incentivos. Com essa união de esforços, tenho certeza de que daremos uma utilidade pública para o Terminal Pesqueiro, contribuindo para o desenvolvimento”, afirmou a parlamentar.
Marcelo Sobral acredita que as soluções que resultarão da audiência pública também sirvam de modelo para outros locais no Brasil que estejam com situações semelhantes, através da Unale, e também no fortalecimento dessa importante cadeia produtiva para a economia de Sergipe,que é uma de suas bandeiras de mandato.
Por Elaine Mesoli