O alicerce de uma grande construção. Foi desta forma que o prefeito Edvaldo Nogueira resumiu a importância do seminário de Planejamento Estratégico da administração municipal, que ocorreu na sexta-feira (12) e no sábado (13). Ao realizar o encerramento do evento, ele fez um balanço das principais temáticas discutidas nos dois dias e apontou para a necessidade de que, tal qual uma semente, os conceitos elaborados sejam “regados” por todos aqueles que integram a gestão, para que se alcance o resultado final: a reconstrução da qualidade de vida de Aracaju.
Ao discursar para uma plateia formada pela vice-prefeita Eliane Aquino, por todos os secretários municipais e dirigentes de órgãos, o prefeito se disse “muito feliz e satisfeito” com o grau de comprometimento da sua equipe. “A primeira etapa deste processo de construção do Plano Estratégico do nosso governo só se concretizou graças ao esforço extraordinário de todos. Estar aqui neste sábado, o dia inteiro, assim como também todos se fizeram presentes no primeiro dia de evento é a prova do compromisso efetivo de cada um com a gestão. Quero agradecer”, disse.
Edvaldo fez um chamamento aos presentes para que tornem o projeto estratégico um “instrumento de efetiva transformação da prefeitura de Aracaju e da história da cidade”. “O Plano Estratégico é fruto do trabalho coletivo. Tem a genética de todos. Cada um que participou deste evento deve se tornar um líder deste projeto, levando cada ideia discutida aqui para o conjunto dos servidores e, consequentemente, para o cidadão. Cada aracajuano deve compreender cada ponto: nossos objetivos, nossa missão, visão, valores. Temos que mostrar para Aracaju que ideia nós temos para esta cidade e assim envolver a população. Os aracajuanos precisam nos ajudar, sobretudo diante de um quadro de dificuldades econômicas imensas”, destacou.
O prefeito ressaltou que os primeiros 150 dias da atual gestão já têm resultados significativos, consequência de um trabalho desenvolvido com muito esforço e dedicação. “Regularizamos salários, retomamos e inauguramos obras, aumentamos as matrículas nas escolas, os postos de saúde já têm remédio, a Assistência Social está se organizando. Os primeiros 150 dias foram para correr atrás do prejuízo”, salientou.
“Excelência é a mudança cotidiana”
A partir de agora, frisou ele, com o Planejamento Estratégico, o governo municipal apresentará para a sociedade como se pretende recuperar a qualidade de vida e tornar Aracaju uma cidade melhor, moderna, humana, inteligente e criativa. “Trocando em miúdos, a nossa missão é fazer uma gestão voltada para as pessoas, com foco na melhoria de vida dos aracajuanos. Este é o nosso desafio. Para isso, cada setor da prefeitura deve oferecer um serviço de excelência ao cidadão. Isso começa com um bom dia, com um sorriso. Excelência não significa só a sofisticação, mas pensar fora da caixa. Excelência é a mudança cotidiana”, disse Edvaldo.
Da mesma forma, o prefeito reiterou que são condições para o alcance da qualidade de vida o desenvolvimento sustentável, a eficiência da gestão e o protagonismo do cidadão. “O desenvolvimento sustentável é fazer a cidade crescer sem criar obstáculos para o futuro. A gestão tem que ser eficiente, por isso os programas e projetos desenvolvidos devem ter sua eficiência medida. Por fim, os cidadãos protagonistas é fazer a população entender o seu papel. Os cidadãos são os donos do poder. Nós, gestores, somos o instrumento para que as ideias sejam concretizadas. É uma mudança de mentalidade. Não é usar o cidadão para legalizar os seus atos, ou vontades. É o inverso disso. É levar diálogo com a sociedade”, explicou.
Na conclusão do seu discurso, Edvaldo citou o escritor Ítalo Calvino, que ao discorrer sobre as cinco propostas para o atual milênio estabeleceu as seguintes máximas: a leveza, a rapidez, a exatidão, a visibilidade e a multiplicidade. “Acredito que as ideias de Ítalo Calvino, mesmo elaboradas em 1985, quando ele discorreu sobre o milênio que ainda estava por vir, estão bastante atuais. Quero que cada membro do nosso governo trabalhe com as ideias desenvolvidas aqui internalizadas em seu coração e em seus atos”, reforçou.
Próximos passos
Na próxima semana, grupos temáticos, com a presença de todas as secretarias, estabelecerão as especificidades do Plano Estratégico. Estarão em debate o desenvolvimento social (envolve áreas como Cultura, Educação, Saúde, Habitação e Direitos Humanos), Desenvolvimento Urbano e Econômico Sustentáveis, Tecnologia aplicada à gestão, Valorização do servidor e modernização dos procedimentos como foco na inovação, Transparência e Gestão Compartilhada com o cidadão. No dia 2 de junho, está previsto a conclusão das discussões e apresentação do Planejamento Estratégico para a sociedade.
Por Valter Lima