O ato de cuidar é tão importante quanto o de prevenir contra as doenças. Na manhã deste sábado, 13, na abertura do Dia D de Mobilização da Vacina contra a Gripe no Asilo Rio Branco, na capital, o prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário Municipal da Saúde, André Sotero, e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveram um momento de carinho aos idosos que tomaram a vacina.
A ação no Asilo Rio Branco teve como objetivo abrir a campanha de vacinação neste dia “D”, onde as 44 Unidades de Saúde da Família (USF) do município estão abertas até às 17 h. “O idoso é um dos principais público alvo desta campanha, por isso escolhemos um asilo para chamar a atenção da sociedade para a importância da imunização dos idosos. A gripe é uma das maiores causas de complicações respiratórias e pode levar à pneumonia e à morte”, esclareceu o secretário André Sotero.
“Ficamos muito felizes pela Secretaria de Saúde ter escolhido a nossa instituição para a abertura do dia de mobilização em Aracaju. Nós somos atendidos pelas equipes da USF Dona Sinhazinha, mas foi importante o evento ser aqui porque faz com que as pessoas lembrem dos idosos, de vir visitá-los. Muitos deles não têm mais família então é necessário que a sociedade os adote como membro da família”, argumentou Michelline Figueiredo Franca, assistente social do Asilo Rio Branco.
Os idosos aprovaram a ação. “É muito bom que as pessoas venham aqui. Nós ficamos animados. Não gosto muito de tomar injeção, mas já que é para a gente não ter gripe, eu tomo”, disse o barman aposentado do Iate Clube de Aracaju, José Maria Santos, 86 anos, há seis anos no Asilo Rio Branco. Para a aposentada Eliane Lima, moradora há seis meses do asilo, é muito importante ficar imunizada. “Nunca tomei esta vacina, é a primeira vez. Mas sei o benefício que ela traz à saúde de quem se vacina. Não gosto de ficar doente”, disse dona Eliane. “Eu tomo todas as vezes que as moças vêm aqui aplicar. Porque devemos evitar as doenças”, falou o comerciante aposentado, de 73 anos, José Carlos Ribeiro Brandi.
Além da vacina, os idosos do asilo também receberam atenção em atividades realizadas. Os professores de Educação Física da Academia da Cidade fizeram uma atividade física com eles, depois a animação ficou por conta do grupo Maria Vem com as Outras, formado por profissionais do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e do Programa Consultório de Rua, que cantou músicas com o acompanhamento de instrumentos musicais. Ao final, foi oferecido um lanche aos participantes.
Dados
A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Débora Moura, explicou que a meta da campanha, que foi iniciada no dia 17 de abril e vai até 26 de maio, é imunizar 138 mil pessoas em Aracaju, ou seja 90% do público alvo. “No último levantamento realizado, apenas 25.690 pessoas foram vacinadas, ou seja, pouco mais de 21%, o que é considerado um número baixo. Com o dia D, a nossa expectativa é que este percentual aumente para pelo menos, 25%. Visto que, o dia D é para dar oportunidade justamente às pessoas que não tem tempo de ir às unidades básicas de saúde durante a semana”, explicou Débora. As unidades de saúde aproveitaram para atualizar o cartão de vacinação das crianças.
O Ministério da Saúde (MS) definiu que os seguintes grupos deverão ser vacinados este ano: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhador da área da saúde; pessoas com 60 anos de idade ou mais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade, e professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.
Fonte: PMA