O contêiner datacenter que irá hospedar com segurança todas as informações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) será inaugurado na próxima sexta-feira, 19, às 9h. Instalada ao lado do edifício-sede da Corte, a estrutura de 15 toneladas teve um custo total de R$3.228.499,71, já incluindo fornecimento, instalação e treinamento dos técnicos do TCE.
A necessidade da aquisição ficou evidente ao ser constatada a precariedade das instalações que abrigavam todos os servidores do Tribunal. Com o contêiner, não haverá risco de perda de dados e de indisponibilidade do sistema em caso de algum incidente no seu datacenter principal.
“Esse foi um investimento que consideramos como fundamental, sobretudo pensando no futuro da instituição. Mesmo com o orçamento congelado em relação ao ano anterior, fizemos uma economia significativa nas despesas de capital e custeio que nos permitiram essa conquista”, destaca o presidente do Tribunal.
No datacenter fica concentrada toda a infraestrutura de tecnologia da informação responsável pelo armazenamento e processamento automatizado de dados de uma organização.
Funcionamento
O contêiner possui iluminação com sensores, bem como climatização adequada e constante, uma vez que as máquinas de refrigeração trabalham em harmonia e no caso de uma falhar, a outra automaticamente a substitui. O mesmo acontece com o sistema de alimentação elétrica, que conta com dois geradores.
Já o acesso à sala de informações, que era feito apenas por meio de senha, no contêiner passa a ser biométrico. No caso de um incêndio, os sensores instalados no teto automaticamente detectam a ocorrência e acionam os extintores. Todos os recursos disponíveis garantem uma área segura e estável.
Fonte: TCE/SE