O município de São Cristóvão foi contemplado na seleção do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Eixo Saúde e receberá um novo Centro de Parto Normal (CPN). A unidade será destinada a oferecer um ambiente acolhedor e seguro para os partos normais de risco habitual das usuárias da rede de saúde municipal, fora do estabelecimento hospitalar.
Como principais benefícios para a população, o CPN garantirá um espaço onde as gestantes poderão passar pelo processo do parto sem intervenções médicas desnecessárias, proporcionando uma experiência mais natural se comparada aos hospitais tradicionais. Além disso, ter um centro de parto na cidade trará mais conforto e qualidade de vida às pessoas que gestam, pois não precisarão se deslocar a outro município para ter sua criança. No local, a assistência será prestada desde o trabalho de pré-parto, passando pelo parto e incluindo o puerpério e cuidados com o recém-nascido, o que proporcionará uma experiência completa de cuidado às gestantes.
A diretora de Planejamento do SUS São Cristóvão, Maria Fernanda Camarço, destaca que a instalação do CPN no município reduzirá o deslocamento das gestantes à capital para realização do parto, uma vez que atualmente elas só conseguem ter acesso ao parto em Aracaju. “Nosso propósito é proporcionar assistência em tempo oportuno, com um cuidado mais personalizado e menos intervenções médicas, ajudando a reduzir complicações durante o parto e melhorar a experiência de parto das mulheres da comunidade”, afirma.
Maria Fernanda Camarço, diretora de Planejamento do SUS São Cristóvão
Para Maria Helena Andrade, coordenadora de Saúde da Mulher, a construção do Centro de Parto Normal é um grande ganho para as mães sancristovenses, pois ofertará um acompanhamento integral e humanizado dentro do próprio município.
“Com a construção do CNP, a pessoa que gesta terá a oportunidade de ser acompanhada em todo seu ciclo de vida, desde o planejamento da concepção, pré-natal e puerpério, nas unidades básicas de saúde, como também o parto e pós-parto em nosso centro de parto normal, algo tão desejado por toda população e pelos profissionais que atua diretamente com esse público”, destaca.
Maria Helena Andrade, coordenadora de Saúde da Mulher
A proposta para construção do prédio do CNP, que será localizado no bairro Luiz Alves, é de R$3.250.000,00. Seguindo o projeto padrão do Ministério da Saúde, o centro de parto normal será composto por cinco suítes de pré-parto, parto e pós-parto, com banheira, áreas internas e externas de ambulação, espaços que possibilitem a presença de acompanhante de livre escolha da mulher e áreas de apoio técnico e de estímulo ao parto normal e humanizado.
Imagem de divulgação/ Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde já disponibilizou os projetos arquitetônicos e de engenharia dos Centros de Parto Normal, elaborados em metodologia BIM, processo que se baseia em modelos 3D para dar aos profissionais de arquitetura, engenharia e construção a perspectiva e as ferramentas necessárias para a construção. O acesso aos projetos facilitará a execução das obras e instalação dos equipamentos.
Por Clara Dias