Durante três meses, os alunos aprenderam sobre como criar conteúdos relevantes e atraentes, além de ferramentas de marketing digital
Um grupo de 60 alunos do Colégio Estadual Tobias Barreto, localizado em Aracaju, finalizaram os cursos de Marketing em Mídias Digitais e Redes Sociais, além do curso de Gestão de Marketing Digital. Os cursos profissionalizantes, que têm duração de três meses, são fruto da parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
No curso de Gestão de Marketing Digital, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer ferramentas e estratégias online para promover negócios. Com isso, eles aprenderam sobre redes sociais, publicidade online, criação de conteúdo e análise de dados, para atrair e engajar o público-alvo de forma eficiente. Para colocar em prática os aprendizados, foi desenvolvido o projeto integrador ‘Revolt’, no qual foi produzido conteúdo sobre o lixo eletrônico no Instagram.
Já no curso de Marketing em Mídias Digitais e Redes Sociais, os objetivos foram compreender o universo das mídias digitais e aprender as habilidades necessárias para navegar e prosperar no ambiente digital contemporâneo. A partir disso, os estudantes aprenderam sobre como criar conteúdos relevantes e atraentes, até o gerenciamento de campanhas publicitárias nas principais plataformas, principalmente no Instagram.
A diretora do Colégio Estadual Tobias Barreto, Silvia Maria Souza, comemora a oportunidade dos estudantes finalizarem os cursos profissionalizantes. “A iniciativa proporcionou aos alunos a oportunidade de se aprofundarem em temas importantes e poderão se comunicar e serem multiplicadores na comunidade escolar. A presença do Senac trouxe temas essenciais para aprimorar a preparação dos alunos para o futuro”, finaliza.
A instrutora do Senac, Nayana Araújo, conta que a partir dos aprendizados nos cursos profissionalizantes, os alunos desenvolveram o projeto integrador ‘O poder do conteúdo: construindo uma identidade visual do Colégio Estadual Tobias Barreto no Instagram e TikTok’. “Foram desenvolvidos cards publicitários, legendas, vídeos, calendários editoriais e toda identidade visual para o ambiente educacional. Os alunos viram o impacto real de suas estratégias e esforços, e a interação em sala de aula e nos laboratórios foi sempre dinâmica e colaborativa”, complementa.
Os alunos do curso de Marketing em Mídias Digitais e Redes Sociais, Jhonatas Philips e Vitória Lannay, começaram a aplicar o que aprenderam na nova identidade visual do Instagram da escola. Os alunos também desenvolverão projetos e trabalhos na plataforma, onde o trabalho em equipe será fundamental para o sucesso da iniciativa. Assim, o público poderá acompanhar as ações realizadas pelo Colégio Estadual Tobias Barreto de forma mais interativa.
A aluna do curso de Gestão de Marketing Digital, Ana Carla, fala sobre a experiência com a temática. “Nas aulas de marketing digital, a teoria se uniu à prática no Projeto Integrador Revolt. Juntamente com os colegas, desenvolvemos soluções e campanhas de conscientização para a urgente questão do lixo eletrônico. Foi uma experiência incrível de aprendizado e engajamento com uma causa relevante”, destaca.
Lixo eletrônico
A instrutora do Senac Elenice Matos afirma que para elevar a consciência pública sobre os perigos do lixo eletrônico e a importância do descarte correto, as produções de conteúdo incentivam a prática da educação ambiental por meio da utilização dos pontos de coleta, reciclagem e a reutilização de dispositivos eletrônicos ainda funcionais. “As iniciativas atuam em conjunto para reduzir os impactos ambientais e de saúde pública, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foi incrível ver a criatividade e o empenho dos alunos ao desenvolverem soluções e campanhas de conscientização para essa causa”, acrescenta.
Autor | Keven Samuel