A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), deu início à implantação de um inovador sistema na ciclovia do bairro Rosa Elze, projetado para reduzir significativamente os custos com energia elétrica. A iniciativa, que promete diminuir em até 20% os gastos, utiliza um avançado sistema chamado de Telegestão. Este sistema integrará luminárias ao longo de toda a extensão da via, permitindo ajustes precisos na intensidade da luz.
Um investimento de R$238 mil com recursos próprios da Prefeitura foi feito no sistema Telegestão e a expectativa é que a instalação seja concluída até a próxima semana. São Cristóvão é a primeira cidade do interior a contar com a tecnologia que, em breve, também chegará a outros locais do município.


“Com esse monitoramento em tempo real, as luminárias LED instaladas no ano passado vão funcionar com um gerenciamento mais preciso e econômico, com um controle remoto que ajusta a intensidade da luz nas horas de menor fluxo, gerando economia e, consequentemente, possibilitando novos investimentos em outras localidades”, pontuou Bruno da Hora, engenheiro eletricista da Semsurb.
Bruno da Hora, engenheiro eletricista da Semsurb
Vale ressaltar que o novo sistema Telegestão vai reforçar o esforço de modernização da iluminação pública, garantindo bem-estar para a população e economia no custo de energia elétrica. Com as substituições das luminárias convencionais por LED na ciclovia do Rosa Elze, no ano passado, já havia sido alcançada uma redução de 70% no consumo de energia elétrica no local.
A nova iluminação de LED vem sendo instalada em diversas localidades da cidade, desde 2018, com um investimento que ultrapassa R$30 milhões.

Por Jhonny Oliveira