O município de Lagarto por meio da Secretaria Municipal de Saúde firmou no último dia 8, dois convênios de suma importância para o andamento no tratamento de pacientes com perdas auditivas. A parceria com a Universidade Federal de Sergipe-UFS tem possibilitado ações benéficas ao povo lagartense.
O primeiro termo de cooperação assinado pelo prefeito Valmir Monteiro, secretário de Saúde, Alberto Cavalcante, diretora da UFS – Lagarto, Adriana Carvalho, superintendente da EBSERH, Valter Joviniano, foi para implantação do “Ambulatório de Cicatrização”, este, a funcionar na Clinica “Maroto”.
“O ambulatório de Cicatrização do Hospital Universitário de Lagarto vai funcionar como referência e acompanhará pacientes portadores de lesões vinculados às unidades básicas de saúde do município e dos pacientes em pós-operatório que receberem alta do Hospital Universitário. Começa aqui um grande ciclo de boas ações”, explicou Giselle Milhome, coordenadora do Projeto.
Na sequência, as autoridades acima citadas também assinaram o termo de cooperação para implantação do projeto “Todo Som”. O projeto a seguir é um trabalho abraçado com muito carinho e tido como pioneiro aos olhos do gestor municipal, do secretário de saúde e profissionais envolvidos.
“O projeto ‘Todo Som’ é fruto de uma parceria técnica firmada entre equipe especializada auditiva e já tem realizado consultas e exames auditivos aos usuários do Sistema Único de Saúde em Lagarto. Deficiência auditiva e apoio a suas famílias, garantindo o acesso integral e humanizado ao tratamento. O município nos dará toda logística na aquisição dos aparelhos para aqueles que o diagnóstico apontar a necessidade de uso”, disse entusiasmada Scheilla Paiva, coordenadora do Projeto.
“Pretendemos alavancar o nome de Lagarto ao topo, tornar esta cidade referência em saúde pública, é um desejo do gestor, é um desejo nosso, e quem vai ganhar é o povo deste município que terá acesso a muitos programas e ações benéficas. As dificuldades são enormes, mas, o profissionalismo e a força de vontade conjunta é maior ainda”, disse Alberto Cavalcante, Secretário de Saúde de Lagarto.
O maior entusiasta de ambos os projetos, e disposto a levar saúde verdadeira as comunidades mais carentes, o prefeito disse da importância da parceria entre município e Universidade. “É isso que o povo de Lagarto quer: ver a administração trabalhando com esforço para que todos, sem descriminação alguma, tenha direito ao básico; saúde, educação, e assistencialismo. Somos pagos pra isso, pra gerir o recurso público ao mais carente e necessitado das ações administrativas. A parceria com UFS não para por aqui, tem muita coisa boa a caminho. Tenho certeza que estas ações são de suma importância para todos os cidadãos dessa terra tão adorável”, concluiu Valmir Monteiro.
No dia 31 de maio, o município de Lagarto juntamente com a Secretaria de Saúde, Centro de Referência ao Trabalhador (Cerest) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), irá realizar o sonho de alguns lagartenses com a primeira turma de pacientes sendo contemplada com o aparelho auditivo, este, já através do “Todo Som”.
Fonte: Secom/Lagarto