
Através de parceria com o Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE), a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira, 10, na sede do município, a segunda edição do Projeto Glaucoma, direcionado a novos pacientes ou pessoas que já estão em tratamento. A ação aconteceu no Centro da Catequese, localizado na praça Matriz, com estimativa de atender 350 pacientes até o final da tarde de hoje. Esta é a continuidade de um trabalho que vem sendo feito desde janeiro deste ano, tanto no Grande Rosa Elze quanto no Centro Histórico.
Segundo a diretoria municipal de Atenção à Saúde, Adilene Passos, a secretaria e os profissionais do IOSE realizam uma triagem, para em seguida iniciarem a consulta. “Estamos dando seguimento aos trabalhos que iniciamos em fevereiro, numa parceria com o IOSE. Cada mutirão atrai novos pacientes, mas também serve de retorno para pacientes que já fazem tratamento contra o glaucoma. Em casos confirmados da doença, a pessoa já sai com colírio específico para usar durante 90 dia”, informou.
Este é o caso de Everton Mota. Paciente em tratamento, ele aproveitou o mutirão para dar continuidade ao cuidado com a visão. “Aprovei a iniciativa, o atendimento foi tranquilo, achei muito rápido. Aproveitei o mutirão para me consultar gratuitamente e ainda saí com o remédio para meu olho”, disse.
Já Maria Rocha, que participou pela primeira vez do mutirão, disse que a ação facilitou o acesso à consulta. “Na minha família não existe casos da doença. Ainda assim, quando uma amiga me avisou do projeto fiz questão de vir conferir. A prevenção é sempre melhor que remediar o problema, mas se o meu caso for positivo para glaucoma, com certeza, farei o tratamento seguindo os protocolos médicos”, enfatizou.
A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que a mesma ação aconteça (também pela segunda vez) ainda este mês no Grande Rosa Elze. A data do mutirão será divulgada em nossas redes sociais o mais breve possível.
Fonte: Ascom/Prefeitura de São Cristóvão