A prática da educação ambiental no âmbito escolar vem influenciando estudantes sobre a conscientização e a importância da arborização, através do projeto ‘Nosso Pomar’, um projeto da administração municipal, por meio das secretarias Municipais da Educação (Semed) e Meio Ambiente (Sema). Na manhã desta terça-feira, 9, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Teles Menezes assistiram a apresentação do grupo de teatro da Sema “EArte” com a peça “Arboriza-me”, na uma das atividades que faz parte do projeto.
Além de proporcionar melhoria no ambiente escolar com o plantio de árvores frutíferas, o ‘Nosso Pomar’ tem realizado ações de sensibilização na comunidade escolar. Para a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade da Semed, Maíra Nascimento, é importante estimular a consciência ambiental nas crianças, visto que elas serão disseminadoras do conhecimento adquirido. “Esta é uma importante parceria porque acreditamos que intensificar as ações e projetos em educação ambiental é uma maneira de apostar na melhora da qualidade de vida dos nossos alunos e professores”, explica.
O analista da Educação Ambiental da Sema, Gleverton Costa Silva, relata que o projeto desenvolve um trabalho de educação ambiental através de dois programas. “A Semed implanta o “Escola Sustentável” e nós da Sema realizamos “Amigos do Meio Ambiente”. Fizemos essa parceria para realizar o projeto “Nosso Pomar”. A atividade de hoje na Emef João Teles consiste no primeiro encontro com a escola e congrega uma série de atividades que serão desenvolvidas durante o projeto”, explica.
A aluna do 3º ano, Gabriela Tavares da Silva, conta que está muito feliz pelo projeto que está sendo implantado na escola. “Gosto muito de plantas, ajudo a minha avó a regar e a plantar, tudo que eu aprender aqui na escola vou passar para ela, pois nós duas plantamos juntas e como ela já me ensinou muitas coisas eu quero retribuir”, relata.
Para o coordenador pedagógico da Emef João Teles de Menezes, Luiz Gustavo Rosa Santos, é de suma importância iniciar o trabalho de arborização nas escolas municipais de Aracaju. “É uma forma de devolver ao meio ambiente o que foi retirado, um momento de sensibilização. Sabemos que a continuação do projeto depende da escola, os alunos, professores e toda equipe diretiva têm que estar envolvidos com a proposta e assumindo o compromisso de desenvolver as atividades do projeto”, reconhece.
“As crianças são produtoras de conhecimento e reprodutoras de informação, então as informações que elas levam da escola são disseminadas com uma naturalidade e facilidade muito maior. Temos o objetivo de manter esse projeto na escola e de influenciar a comunidade escolar a preservar o meio ambiente. Cuidado com as árvores, economia da água, cuidado com o lixo, todas essas são questões ambientais que o projeto aborda”, completa Luiz.
Fonte: PMA