quarta-feira, 29, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

Presidente da Câmara Municipal de Aracaju critica ações ineficientes para conter efeitos da chuva na Capital

7 de maio de 2024
in Política
0
Presidente da Câmara Municipal de Aracaju critica ações ineficientes para conter efeitos da chuva na Capital
Share on FacebookShare on Twitter

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (PSD), usou a Tribuna, ao final do grande expediente na manhã desta terça-feira,7, e abordou em seu discurso os alagamentos em diversas vias da cidade e dificuldades de mobilidade urbanas com as chuvas que precipitam na capital desde a noite de ontem.

A Defesa Civil de Aracaju registrou, nas primeiras sete horas de hoje, um total acumulado de 94 milímetros de chuvas, com a maior incidência no bairro Jardins (92,4 mm). Foram registradas 14 ocorrências na cidade, sendo 12 de alagamentos, uma de colapso estrutural e uma de avaliação de risco de colapso estrutural.

“ Não tem como vir trabalhar e não tocar nesse assunto do receio de não poder se locomover na cidade por causa de uma chuva. É inadmissível ter receio que uma simples chuva de poucas horas possa parar nossa cidade. Isso não é um problema pontual, não podemos atribuir a um único gestor, é uma questão estrutural e histórica. Todos os prefeitos que passaram por Aracaju, até hoje não resolveram. Nós temos que aproveitar os bons exemplos e soluções que os outros gestores já conseguiram implantar e deram certo. O Japão já resolveu o problema de enchentes, nós temos várias soluções, algumas podem ser caras, mas temos que resolver o problema. Todos sabem que, em uma série de locais em Aracaju, poderíamos resolver a questão dos alagamentos com bombeamento.  O Japão investiu em rios subterrâneos, fazendo galerias, guardando aquela água para os períodos de estiagem. Tem a estação de bombeamento da Deso no Constâncio Vieira, poderia ser feito um bombeamento para escoar água da região do canal da 13 de julho. Custo sabemos que terá, mas o que não dá são as  pessoas ficarem implorando aos políticos para não acordarem pisando em lama”.    

Em aparte, o vereador Breno Garibalde (Rede) reforçou a fala de Ricardo Vasconcelos de que existe solução para a situação e que os exemplos positivos em outras localidades devem ser seguidos. “Hoje temos diversas cidades trabalhando nesse sentido, as praças alagáveis ou praças inundáveis é um conceito que está sendo feito, você utiliza uma praça da cidade em uma região crítica e constrói ela mais baixa e pode reter a água durante o período intenso de chuva funcionando como uma bacia, mas aqui nada é feito. Existem soluções e técnicas acontecendo Brasil afora, mas não vemos nada nesse sentido em Aracaju.

Ricardo Vasconcelos criticou a realização de soluções temporárias para a problemática e uso político da situação. “Não dá para gastar o recurso público com paliativos. Agora vão percorrer as ruas, todo tipo de pré-candidato, dizendo que resolvem tudo. Tivemos três anos e meio e ninguém resolveu nada. Esse tipo de enganação, esse tempo de estelionato eleitoral e político está com os dias contados porque o povo está se informando e nós vamos informar ainda mais. O que precisamos é de homens e mulheres que tenham compromisso com o serviço público”.      

Servidores do Munícipio de Aracaju

Ao final do discurso, o presidente da CMA pediu ao prefeito Edvaldo Nogueira atenção à situação financeira do servidores da prefeitura municipal de Aracaju.  “Prefeito Edvaldo Nogueira, encaminhe um projeto para esta Casa concedendo alguma coisa para esses trabalhadores. Todos estão apreensivos, a Câmara já deu a reposição inflacionária, os servidores do município de Aracaju estão preocupadíssimos porque não veio nada para cá ainda,  e o tempo está passando. Nós temos que fazer justiça com aqueles que fazem o serviço público funcionar. Peço a vossa excelência e sua gestão que façam o mais rápido possível os estudos de impacto financeiro, mas que a gente não deixe os salários desses servidores serem corroídos pela inflação”, finalizou o parlamentar. 

Por Ivo Jeremias Barros de Brito 

Notícias Relacionadas

No pequeno expediente, vereadores debatem mobilidade urbana, direitos trabalhistas e ações do Govern...

Senador Laércio é homenageado na Gas Week como relator da Lei do Gás

Plenário aprova projeto de Yandra Moura que cria pensão especial para pessoas com epidermólise bolho...

Cristiano Cavalcante enfatiza investimentos estruturantes e defende apuração de ocorrência no sistem...

Breno Garibalde: “O vício nas telas é resultado do mau planejamento de cidade”

Deputado Thiago de Joaldo desafia governo  e cobra fim da tarifa mínima da água em Sergipe

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato