Acumulado pode ultrapassar 50 milímetros por dia. Já os ventos tendem a variar entre 40 e 80 km/h
Um aviso meteorológico foi emitido nesta quinta-feira, 25, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), indicando a possibilidade de chuvas moderadas a intensas atingirem Sergipe. A previsão segue até o fim da tarde deste sábado, 27.
Conforme o boletim, as instabilidades estão sendo provenientes da atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (Asas), da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), do fluxo de umidade oceânica que está atuando no estado, como também, a atuação do cavado (prolongamento de um sistema de baixa pressão), que poderá avançar e contribuir para a formação de nuvens convectivas nos territórios sergipanos. Por meio de análises, foi verificado que a umidade, juntamente com temperatura elevada, deve favorecer a formação e a manutenção das nuvens de grande desenvolvimento vertical.
Diante das análises meteorológicas, a Oscilação Madden Julian (transporte de umidade) está ativa, e assim deve ocasionar precipitações moderadas a intensas no estado de Sergipe, com possibilidade do acumulado de chuva ultrapassar 50 milímetros por dia. Os ventos intensos podem variar entre 40 e 80 quilômetros por hora (km/h). Vale reforçar que o acumulado pode gerar riscos em rodovias, transbordamento de rios e riachos, além da possibilidade de trovoadas e descargas elétricas.