O Escola Tech, programa que está equipando as Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) da rede municipal de Aracaju com ferramentas tecnológicas, teve um novo avanço nesta terça-feira, 23, com a entrega de mais 217 notebooks, desta vez na unidade José Carlos Teixeira, localizada no bairro Mosqueiro. Na semana passada, outros dispositivos já haviam sido entregues em outras escolas da cidade. Na Emef Marechal Henrique Teixeira Lott e Thetis Nunes, localizadas no bairro América, foram entregues 354 unidades. Já na Florentino Menezes, no bairro Areia Branca, 713 alunos receberam o computador portátil.
Presente em todas essas entregas, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou como o trabalho da gestão municipal tem sido realizado com foco no desenvolvimento da educação dos alunos, através de ações estratégicas, como a criação do Escola Tech.
“Eu tenho uma preocupação muito grande com a educação e nós temos trabalhado muito para melhorar a qualidade da que ofertamos aqui em Aracaju, na nossa rede pública. Hoje, as nossas escolas não ficam a dever a nenhuma escola da rede particular. Aqui na Emef José Carlos Teixeira estamos realizando um sonho, que é entregar para cada criança um computador. A Prefeitura está fazendo esse projeto, junto com a Semed, porque para mim não tem coisa mais importante do que a educação. Foi para isso que eu entrei na política, para melhorar a vida das pessoas, e sei que isso é possível através da educação, pois eu só consegui chegar onde cheguei, porque estudei. Estamos entregando esses computadores aqui hoje, para que cada um dos meninos e meninas tenham melhores condições de aprendizado e um futuro melhor para eles e suas famílias”, disse.
De acordo com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, além de modernizar e trazer mais dinamismo para o aprendizado dos alunos da rede, essa novidade garante também uma equidade digital para as famílias que têm alunos matriculados na rede pública municipal.
“Essas crianças vão, a partir de agora, contar com um aparelho que elas poderão levar para casa, com internet ilimitada durante um ano e que não apenas elas, mas toda a sua família, poderá ter acesso a inclusão digital. Nesta ferramenta, eles poderão acessar os serviços digitais da Prefeitura, do Estado, do Governo Federal e de outros sites. Com isso, estamos levando justiça social e equidade digital para as famílias aracajuanas através da Semed. Nós estamos fazendo esse trabalho para transformar a educação do nosso município numa educação mais moderna, mais dinâmica e com mais qualidade, para que a população de Aracaju possa continuar a se orgulhar dessa rede de escolas que é um patrimônio do povo”, contou.
Para as mães, pais e responsáveis que compareceram no ato de entrega, a alegria estava exposta no brilho do olhar. A resposta era unânime: as crianças estavam entusiasmadas para receber a nova ferramenta de estudo e, com isso, estavam mais empolgadas para aprender mais, como conta a microempreendedora Serena da Hora, mãe do pequeno Eliel.
“Isso é maravilhoso e é algo que os alunos precisavam, essa inclusão digital. Agora vai melhorar em casa, pra ajudar no aprendizado e na escola também. Vai ajudar até os professores, além de ser um avanço tecnológico na educação que estava precisando. Eliel estava super ansioso por esse dia e dizendo como ia utilizar o notebook. Isso aí vai servir para o resto da vida dele”, contou.
A dona de casa, Nailza da Silva, também reconheceu a importância do projeto que integra o programa Escola Tech e está com boas expectativas para o futuro do seu filho, João Carlos.
“Esse notebook vai ajudar os alunos a se desenvolverem mais nos estudos e isso é ótimo. Vamos olhar para frente e aguardar bons resultados. Ele já estava super ansioso para receber o equipamento hoje pela manhã, acordou todo entusiasmado e eu acho isso tão lindo. É um avanço, pois a tecnologia está aí, em todos os cantos, então precisa estar também na sala de aula”, considerou.
Também dona de casa, a mãe de Dauan e Tauan, Edilma Santos, espera que os filhos melhorem ainda mais a alfabetização digital que já possuem e que repassem para ela esses conhecimentos.
“A entrega desses notebooks é ótima e ainda faz a alegria deles. Eu não sei mexer nessas coisas, mas espero que quando eles aprenderem, me ensinem também. Hoje eles já acordaram pensando nisso, que iam ganhar um notebook. A professora informou a gente que os equipamentos seriam entregues e viemos. Agora é esperar pelo avanço e que eles fiquem ainda mais inteligentes do que já são”, disse.
Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA