sexta-feira, 3, julho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Energisa alerta sobre os riscos de plantar árvores próximas à rede elétrica

10 de abril de 2024
in Capital
0
Energisa alerta sobre os riscos de plantar árvores próximas à rede elétrica
Share on FacebookShare on Twitter

Distribuidora só realiza a poda quando os galhos tocam na rede

A proximidade entre galhos de árvores e a rede elétrica pode gerar transtornos no fornecimento de energia. Por isso, a poda preventiva é importante. Os serviços de manutenção no espaço público são de responsabilidade das prefeituras. A Energisa só realiza o serviço de podas, por questões de segurança, quando os galhos tocam ou estão muito próximos aos cabos de energia.

O   gerente de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa em Sergipe, Thyago Tanouss, alerta que em dias de chuva e fortes ventanias, é comum galhos de árvores interferirem na rede elétrica, danificando os fios, ou árvores caírem sobre a rede. Para evitar situações assim, é importante não só realizar a poda preventiva como não plantar árvores embaixo da rede elétrica.

“Quando existe vegetação imprópria sob a rede, os galhos em contato com a rede elétrica podem ocasionar curtos-circuitos, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico. Isso é ainda mais perigoso em dias de chuvas e ventania”, alerta.

Ainda segundo Thyago, a empresa segue um cronograma diário para a realização de podas em locais que representem risco iminente de acidentes e danos. A poda realizada pela empresa é feita retirando somente a parte que está próxima à rede elétrica, seguindo critérios ambientais. Somente este ano, já foram realizadas 41 mil podas com o objetivo de evitar danos à rede elétrica.

Outro ponto de atenção é árvores próxima a rede elétrica em propriedades particulares.  Neste caso, a responsabilidade pela poda é do proprietário. o cliente deve entrar em contato com a Energisa e solicitar o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado.

Cuidados com o plantio 

-Não plante árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas; 

-O plantio em calçadas, sob a rede elétrica, deve ser planejado, respeitando os limites de árvores de pequeno porte; 

-Escolha plantas e árvores que não cresçam muito no seu jardim; 

-Na área rural,respeite a faixa de servidão da rede elétrica, devendo ter uma distância mínima de segurança de 10 metros em relação ao traçado da rede.  

-Redobre o cuidado ao subir nessas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para cortar galhos ou até mesmo colher frutos; 
– Não faça podas de árvores próximas à rede elétrica. Entre em contato com a Energisa.

Em casos de galhos na rede, a população pode entrar com a Energisa por meio dos contatos:

WhatsApp (Gisa): (79) 98101-0715

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Call Center: 0800 079 0196

Por Adriana Freitas

Notícias Relacionadas

Getam recupera motocicleta com restrição de roubo no Bairro Lamarão

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Mutirão de drenagem soluciona problemas históricos da Travessa Praia Formosa, na 13 de Julho

Defesa Civil alerta para maré alta a partir desta quinta-feira em Aracaju

Forró Caju 2026: Credenciamento de imprensa para cobertura do evento termina nesta sexta, 15

Hemose reforça apelo por doação de sangue e alerta para necessidade de todos os tipos sanguíneos

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato