A doação feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário foi originada por um pedido direto de Jackson Barreto a fim de auxiliar os municípios que se encontram em estado de emergência
Sergipe receberá caminhões tanque, caminhões refrigerados, resfriadores e outros equipamentos para auxiliar ações de combate aos efeitos da seca no estado. Os equipamentos pertenciam ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, e o termo de doação foi assinado nesta quinta-feira, 04, pelo governador Jackson Barreto, o deputado federal Fábio Reis e o secretário de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e Diretos Humanos (Seidh), José Sobral.
De acordo com Jackson, a doação só foi possível graças à articulação do deputado em Brasília. “O Governo do Estado agradece o trabalho do deputado Fábio Reis, junto ao ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, que, atendendo um pleito nosso, autorizou que os equipamentos, até então sob posse da Secretaria de Inclusão Social, pudessem ser revertidos em favor da população do sertão que sofre com a seca. Graças a esse empenho, recebemos hoje o contrato para assinarmos e, a partir dele, tomaremos posse desses veículos para ajudar no trabalho de suporte aos municípios atingidos”, declarou o governador, lembrando que a solicitação foi reforçada em março, durante solenidade para adesão de Sergipe ao programa Criança Feliz.
“Esses bens doados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDA) estão relacionados ao PAA e, dentre eles, estão 11 caminhões tanques, que passarão a ser propriedade do estado, podendo ser utilizados nos programas correlatos à aquisição de alimentos, principalmente nos municípios que se encontram em estado de emergência, como os da bacia leiteira, região sergipana atualmente mais atingida pela seca”, detalhou José Sobral.
Já o deputado federal Fábio Reis, disse que a doação foi um pedido direto do governador. “Eu tive a missão, incumbida pelo nosso governador, de encaminhar esse termo de doação. O ministro me deu ontem, dia 03, os papéis para que eu pudesse entregá-los para o governador e para o secretário assinarem. Agora, irei retornar com esse contrato para que possamos finalizar todo processo e, finalmente, entregarmos esses equipamentos para servir a população sergipana”, revelou.
O Governo Federal reconheceu o estado de emergência devido ao período de seca em 28 municípios sergipanos: Tomar do Geru, Capela, Nossa Senhora da Glória, Carira, Graccho Cardoso, Itabi, Riachão do Dantas, Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida, Ribeirópolis, Malhada dos Bois, Poço Verde, Moita Bonita, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora de Lourdes, Salgado, Poço Redondo, Gararu, Feira Nova, Monte Alegre, Cumbe, Aquidabã, Canhoba, Canindé de São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Pedra Mole, Tobias Barreto e Japoatã.
PAA
Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos é uma ação do governo federal, em parceria com os governos estaduais, para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
Fonte: ASN