Conhecido por ser opção de sossego, estado oferece animação de sobra em festas
Falta pouco para começar o Carnaval 2024, que este ano acontece entre a sexta-feira, 9, e a próxima terça-feira, 13. Em Sergipe, conhecido por ser refúgio para muitos que buscam sossego e tranquilidade em contraposição à efervescência dos grandes centros carnavalescos, há muitas opções para descansar. Destinos de sol e praia, por exemplo, são a escolha da maioria dos turistas que querem relaxar, usufruindo das inúmeras belezas naturais. Mas também há opções para quem quer aproveitar a maior festa popular do país, curtindo muita folia pelos quatro cantos do estado. Nas ruas dos municípios sergipanos, os turistas vão encontrar blocos, arrastões, vários ritmos e também tradição.
Quem prefere investir em tranquilidade, em vez do agito do período carnavalesco, encontra belezas naturais de tirar o fôlego, como as praias das orlas da Atalaia, Sul e Pôr do Sol, todas em Aracaju. Há opções como a famosa Croa do Goré, uma pequena ilha que surge com a maré baixa, localizada no rio Vaza-Barris, entre os municípios de Aracaju e São Cristóvão. No litoral sul, é difícil não se encantar com as praias do Abaís, Dunas, Saco e Caueira. Já no litoral norte, Ponta dos Mangues, Jatobá, Porto e Pirambu são ótimas alternativas.
Outra opção para os turistas e as famílias que querem fazer turismo de lazer e curtir a natureza é conhecer grutas, cachoeiras, rios e serras, localizados em municípios como Macambira, Canindé do São Francisco, Itabaiana, dentre outros. Para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura, Sergipe dispõe de opções como Parque dos Falcões, Serra de Itabaiana, Fazenda Mundo Novo, Cânion de Xingó, além de passeios pela foz do Velho Chico, na Rota do Imperador, saindo de Santana do São Francisco.
Em qualquer um desses lugares, os turistas e visitantes podem se deliciar com as delícias da gastronomia local. Os pratos – a maioria à base de camarão, peixes e dos caranguejos uçá e aratu – transportam as pessoas para um mundo cheio de sabor, aromas e texturas. As iguarias podem ser encontradas nos mais variados bares e restaurantes em solo sergipano.
Muita folia também
Deixando a calmaria de lado, para os que não abrem mão da folia, a festa está garantida em Aracaju e em diversos municípios do interior. Na capital sergipana, dois eventos prometem não deixar ninguém parado: o tradicional bloco Rasgadinho e o Carna Fest. O primeiro, segundo o organizador Robson Viana, acontecerá entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Além das presenças já confirmadas das bandas Pagod’art e Guig Ghetto, outras atrações de renome também estarão presentes, incluindo Filhos da Bahia, Pimenta Nativa, Márcia Freire, Ninha e Chicafé. O cortejo do bloco será o mesmo dos anos anteriores, com concentração entre as ruas Maruim e Dom Bosco, no Bairro Suíssa, seguindo depois com o trio elétrico pelos bairros Cirurgia e Getúlio Vargas.
Outra folia que vai fazer Aracaju ferver é o Carnafest, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de fevereiro, na Orla da Atalaia. O evento particular está sendo realizado por alguns bares da capital e deve atrair um público de cerca de três mil pessoas por dia. A festa funcionará com dois palcos: o principal e o Las Vegas, com apresentações musicais de bandas, a exemplo de Fundo de Garrafa, Tatah Santana, Riccardo Cantor e Mania de Ser, além DJ’s renomados em Aracaju. Além disso, haverá atrações como espaço para tatuagens rápidas, praça de alimentação e touro mecânico. Os ingressos para o Carnafest podem ser adquiridos por meio de uma plataforma na internet.
No interior do estado, Poço Redondo, Indiaroba, Simão Dias, Itabaianinha, Areia Branca, Cumbe, Porto da Folha, Graccho Cardoso e São Cristóvão são algumas cidades que garantiram a realização da festa de Momo. Em Estância, por exemplo, haverá o Carnaval do Abaís, com uma programação especial preparada pelo Governo do Estado para concluir a última etapa do Verão Sergipe, que teve eventos em Itaporanga D’Ajuda, Pacatuba, Canindé do São Francisco e Pirambu. No sábado, 10, os shows começam com Val Valverde, seguido por Pagod’art e Ninha. Já no domingo, 11, é a vez de Bruninho Top 7, Guig Ghetto e Filhos da Bahia. E na segunda, 12, sobem ao palco Tuca Veloz, Ittauan e Cavaleiros Elétrico.
A Prefeitura de Pirambu, por sua vez, anunciou cinco dias de Carnaval, com shows artísticos na orla da cidade e arrastões à beira mar. As celebrações acontecem entre os dias 9 e 13. Serão 21 artistas locais e nacionais, que vão atrair sergipanos e turistas para aproveitar o feriado. Entre os que se apresentam, estão O Kannalha, Devinho Novaes, Ed City, Cid Natureza, Gang do Samba, Julinho Porradão, Jeito de Ser e Banana Nativa.
Folia e tradição
Neópolis apresenta um carnaval de tradição que remete à folia em Recife e Olinda, ambas cidades pernambucanas, reunindo moradores da região e turistas. Conhecida como ‘a capital sergipana do frevo’, Neópolis realiza a festa de Momo há mais de 80 anos, quando exibe bonecos gigantes e o tradicional bloco do ‘Zé Pereira’. Neste ano, a festa acontecerá entre os dias 9 e 13 de fevereiro. Entre as atrações, estão Liene Show, Luanzinho Moraes, Art Mania, Edson Gomes, Banana Nativa, Lobão, Valneijós, Unha Pintada, Gang do Samba e muito mais.
De acordo com a prefeitura, está proibido o uso dos sons de alta potência (paredões) durante todo o carnaval no município. Equipamentos de som de baixa potência poderão ser utilizados no horário das 9h às 21h. Também é proibido o uso de quaisquer produtos químicos e substâncias que possam prejudicar a integridade física e a saúde dos foliões durante o tradicional ‘mela-mela’. Apenas farinha de trigo ou talco serão permitidos.
Já em Rosário do Catete, no leste sergipano, haverá o Rosário Folia, que também será realizado entre os dias 9 e 13 de fevereiro. O público poderá assistir à apresentação de blocos, como o Chiquita Bacana com orquestra de frevo e os Caça Brefaias, e também haverá arrastões. Para animar os dias de festa, foram convidadas atrações locais e nacionais, a exemplo de Banana Nativa, André Neres, Gang do Samba, Sela Kuatro, Terra City, Vitinho Soares, Banda Valneijós, Quinto Round, Swing Fatal, Banda Reflexu’s e Asas Morenas.
Durante a programação, a cada dia, a concentração da folia será no Parque Aquático Balneário Municipal. Em seguida, o arrastão segue pelas ruas do município. A festa será finalizada na Praça dos Quiosques. A estimativa da organização é de reunir 25 mil pessoas durante toda a programação.
Foto: Max Carlos/Setur