Itaporanga D’Ajuda é um dos municípios com turmas já iniciadas em janeiro para capacitação na área de mecânica de motocicletas
Novas oportunidades chegam ao município sergipano de Itaporanga D’Ajuda, após um final de semana festivo com a realização do Verão Sergipe 2024. Desta vez, a população é beneficiada com a oferta de cursos de capacitação na área de mecânica de motocicletas. A ação é intermediada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) em parceria com a Prefeitura Municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sergipe (Senai/SE).
Cerca de 40 itaporanguenses participam das aulas, que contam com aprendizados teóricos e práticos ligados à mecânica de motocicletas, desde a metrologia à parte elétrica e componentes. Serão 160 horas de aula, com certificação reconhecida nacionalmente.
De acordo com o professor da área automotiva do Senai/SE, Adilson Santos, a iniciativa é de fundamental importância para agregar conhecimento. “O foco maior é preparar eles para o mercado de trabalho com o melhor que temos, que é o curso profissionalizante; preparar para ter o conhecimento, para ter uma segurança e uma liderança de si mesmo quanto ao futuro que desejam”, aponta.
Para a diretora de Economia Solidária da Seteem, Elayne Araujo, a ação também incentiva o despertar no empreendedorismo. “O aluno pode se tornar um microempreendedor individual – MEI, pode ajudar os pais ou alguém da família. Isso gera uma oportunidade que, até então, não podia ser imaginada por ele, mas com esse despertar da qualificação, descobre um mundo muito além que é o mundo do empreender, do ser autônomo, de ter a sua renda”, ressalta.
Além de promover a qualificação de mão de obra sergipana, os cursos de qualificação têm ampliado as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho e fomentado a geração de emprego e renda da população. Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho de Itaporanga D’Ajuda, Izabel Sobral, o curso se alinha à alta demanda de moto táxis existente na cidade. “É uma porta de entrada para as empresas quando os jovens já têm esse tipo de qualificação”, destaca.
Qualificação e oportunidade no interior
Michele Santos está bastante empolgada com o curso. “É uma nova oportunidade para mim, um curso que eu acho excelente e sempre tive curiosidade”, conta. Agora, ela pode aproveitar a oportunidade na cidade onde mora, sem precisar se deslocar para longe.
O sentimento também é compartilhado pela jovem Iasmin Assunção. “Nem todo mundo tem condição de se deslocar do interior para Aracaju. Acho que essa iniciativa de trazer esse curso até a gente ajuda, trazendo oportunidade e formando jovens para o futuro”, pontua.