Energisa alerta sobre os riscos das ligações clandestinas
Nas festas de final de ano, muitos sergipanos aproveitam o momento para montar barracas para vendas de bebidas e alimentos com o objetivo de ganhar uma renda extra. A Energisa alerta que antes de abrir comércios temporários e realizar festas, é importante solicitar a ligação provisória com antecedência e evitar as ligações clandestinas que podem causar acidentes graves.
As ligações provisórias devem ser informadas à Energisa com antecedência mínima de cinco dias úteis. O cliente deve ir até uma agência da Energisa e informar o período em que a energia será utilizada, apresentar RG, CPF, e obrigatoriamente a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, além da relação dos equipamentos que serão usados no estabelecimento com suas respectivas potências, em watts ou kilowatts.
O coordenador de combate às perdas da Energisa, Bernard Gouveia, alerta que a ligação provisória é uma forma de garantir a segurança e evitar choques elétricos e acidentes fatais, além de ter o serviço regularizado e sem o risco de ser autuado por furto de energia que é crime previsto em lei.
“Quem deseja abrir esses comércios temporários precisa solicitar a ligação provisória e seguir todas as normas de segurança e precisa realizar essa solicitação de forma antecipada. Não façam ligações clandestinas, pois trazem risco não só para quem pratica, mas para todas as pessoas ao redor do comércio, podendo gerar falta de energia na localidade por sobrecarga”, orienta Bernard.
A Energisa Sergipe tem intensificado as ações de combate ao furto de energia. De janeiro a dezembro, já foram identificadas 10.362 irregularidades e recuperada cerca de 26 milhões de kWh que estavam sendo desviados. Esse volume de energia seria suficiente para abastecer o município da Barra dos Coqueiros por um ano.
Canais de atendimento
Gisa: gisa.energisa.com.br
Site: energisa.com.br
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Call Center: 0800 079 0196
Por Adriana Freitas