Escolas e professores destaques também receberam troféus pelo reconhecimento com a produção de conhecimento científico na educação básica
Com mais de 4.200 alunos inscritos e 92 professores comprometidos com a produção científica do conhecimento, a segunda edição da Olimpíada de Ciências da Natureza da Diretoria Regional de Educação 1 (OCN/DRE 1) foi considerada um sucesso entre todos os envolvidos. A culminância do evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 30, no Auditório da Universidade Tiradentes (Unit), campus Estância, com a solenidade de entrega de medalhas aos estudantes com melhores colocações e de troféus às escolas destaques e aos professores incentivadores.
A novidade desta edição foi o ‘Prêmio Protagonismo Estudantil’ para alunas e alunos que se destacaram na OCN. Ao todo, foram distribuídas nove medalhas de ouro, 21 medalhas de prata e 61 medalhas de bronze aos estudantes das quatro modalidades ofertadas: modalidade A (9º ano do Ensino Fundamental); modalidade B (1ª série do Ensino Médio); modalidade C (2ª série do Ensino Médio); e modalidade D (3ª série do Ensino Médio). Também foram outorgadas 167 menções honrosas para estudantes e professores engajados com a produção de conhecimento científico na educação básica, além de realizada a entrega de 14 tabletes e 13 kits de Ciências e Tecnologia.

De acordo com a Comissão Organizadora, nesta edição participaram 43 escolas, entre municipais e estaduais, dos 11 municípios que integram a DRE 1 – sul sergipano, dentre eles: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Santa Luzia do Itanhy, Salgado, Tomar do Geru e Umbaúba.
“O dia de hoje simboliza um reencontro entre a educação e a ciência. Estudantes, professores, pais e gestores escolares tiveram o privilégio de participar conosco do processo de reconhecimento do desempenho de jovens na área de Ciências da Natureza. Mais de quatro mil jovens participaram desta edição, e hoje foram premiados com ferramentas que potencializarão o ensino-aprendizagem. Nós, que fazemos a DRE 1, estamos orgulhosos da iniciativa das professoras Márcia Beatriz e Darcylaine Martins que, juntas, buscaram diversas parcerias que possibilitaram o alcance de estudantes de todos os municípios da região Sul do nosso estado”, disse o diretor da DRE 1, Franz Russemberg.
O período de inscrições para a 2ª OCN ocorreu entre os meses de junho e julho. Uma prova foi aplicada presencialmente nas escolas em agosto. A avaliação contemplava conteúdos de Química, Física e Biologia que integram a área de Ciências da Natureza nas respectivas modalidades. Já o resultado foi divulgado no mês de outubro pela comissão organizadora do evento.