quinta-feira, 14, maio/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Ipesaúde realiza Semana de Combate ao Diabetes

9 de novembro de 2023
in Capital, Saúde
0
Ipesaúde realiza Semana de Combate ao Diabetes
Share on FacebookShare on Twitter

Semana de prevenção será realizada de 13 a 17 de novembro

O Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realizará, de 13 a 17 de novembro, uma semana de prevenção, controle e combate ao diabetes em todas as suas unidades. Aproximadamente 15 mil beneficiários atendidos pela autarquia são portadores dessa doença.

A coordenadora da ação, a endocrinologista do Ipesaúde Karla F. Rezende, revela que essa iniciativa tem como objetivo conscientizar os beneficiários sobre as implicações do diabetes e as complicações associadas à doença, oferecendo acolhimento nas unidades do Instituto. “Com essa ação, nossa equipe multidisciplinar avaliará pacientes, identificará casos assintomáticos e realizará a detecção precoce de complicações para aqueles que já sabem que têm diabetes. Além disso, esclarecerá a importância do autocuidado e o envolvimento do paciente no tratamento do diabetes. Para os usuários que não são diabéticos, haverá exames de detecção da doença e orientações sobre como preveni-la”, explica.

A endocrinologista adianta que, no Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde, haverá a atividade do Ponto de Cuidado, que permitirá aos pacientes com diabetes saber o grau de controle da doença e detectar precocemente complicações nos olhos, rins, pés e sistema vascular. Nas demais unidades, haverá atividades de detecção, orientação e acolhimento dos beneficiários.

O presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, lembra da importância do acompanhamento da doença. “Diabetes é uma condição que pode ser gerenciada de maneira eficaz. Com o tratamento adequado, é possível levar uma vida saudável e ativa, e reduzir significativamente o risco de complicações. O tratamento do diabetes envolve uma abordagem multidisciplinar, que inclui a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo dieta equilibrada e exercícios regulares, além do uso de medicamentos, quando necessário. Toda equipe do Ipesaúde está disposta a ajudar, orientar e apoiar os beneficiários em cada passo do caminho”, diz.

De acordo com a última pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde, com dados de 2019 e divulgada em 2020, 7,4% da população brasileira é diabética, o que equivale a 15,5 milhões de brasileiros. Conforme o mesmo levantamento, 20,3% dos brasileiros estão obesos. Em Sergipe, cerca de 10% da população é diabética. A má alimentação e o sedentarismo são os principais fatores que levam a doença.

Fonte: SES

Notícias Relacionadas

Hemose reforça apelo por doação de sangue e alerta para necessidade de todos os tipos sanguíneos

Prefeitura de Aracaju inicia ciclo de plenárias da 13ª Conferência Local de Saúde

Huse realiza programação especial em homenagem ao profissionais da área de Enfermagem

Governo do Estado divulga calendário de pagamento dos servidores do Executivo para maio

Transtornos de saúde e comportamento dos condutores são responsáveis por quase 80% dos sinistros em ...

Prefeita Emília e ministro Vladimir Lima autorizam obras nos bairros Santo Antônio e Industrial

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato