Foi realizado da manhã da última quinta-feira, 20, o “Encontro Sancristovense de Saúde da Mulher”, no Centro Histórico, sede de São Cristóvão. Com o tema “Saúde das mulheres: desafios para a integridade com equidade”, o evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e teve como objetivo avançar nas discussões de equidade de gênero, fortalecendo a construção de políticas públicas no município.
Representando o prefeito Marcos Santana, a secretária de Assistência Social e do Trabalho, Fernanda Santana, participou da abertura do encontro e destacou a importância da realização de fóruns que estimulem os debates e a construção de um novo contexto histórico, garantindo também ao público feminino o protagonismo e a representatividade nos espaços sociais.
“Gostaria de dar boas-vindas aos presentes e ressaltar, mais uma vez, que o projeto desta gestão tem o controle social e a participação popular como eixos prioritários. Fortalecer a presença das mulheres nos debates e nas instâncias de decisão é, portanto, colocar em prática a construção democrática das políticas públicas em São Cristóvão”, frisou Fernanda.
Eleição
A secretária municipal de Saúde, Joélia Santos, explicou que o encontro teve também caráter deliberativo, elegendo delegadas que representarão São Cristóvão na etapa regional da Conferência da Saúde da Mulher, que ocorrerá em 27 de abril, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Além das discussões sobre as questões temáticas, elegemos as 36 delegadas que representarão o município nos debates regionais, que terão como foco a abordagem de gênero e o contexto da saúde das mulheres em várias etapas – jovens, idosas, gestantes-, e também a transexualidade. É necessária uma nova dinâmica para se ter, de fato, acesso a uma saúde de qualidade e aos serviços públicos sem discriminação”, enfatizou Joélia.
Para o público que compareceu ao evento, a iniciativa amplia os debates e estimula a participação das mulheres nas discussões, garantindo a construção de políticas públicas que atendam também às demandas da população feminina. “Sempre acompanho este tipo de encontro e considero muito importante que estejamos firmes e atentas a todos os espaços de discussão, porque só assim podemos ajudar a modificar um pouco a nossa sociedade, ainda machista e seletiva”, pontuou a massoterapeuta Wania Maria dos Santos.
Programação
O evento teve na programação debates sobre os seguintes temas: “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres”, com palestra da integrante do coletivo de Formação do Movimento Popular de Saúde (MOPS), Simone Leite, e “Vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres”, tendo como palestrante a representante da Coordenação Regional da Conferência da Saúde da Mulher, Lisandra Lima.
Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação cultural, organizada pela Associação Comunitária Madre Paulina, e conhecer experiências nas áreas de acupuntura, práticas populares de reza mística, fitoterapia e Reiki.
Fonte: Ascom/Prefeitura de São Cristóvão