Alunos do Colégio Estadual Senador Walter Franco, em Estância, praticam as atividades de rádio experimental por meio de projeto financiado por parceria entre Seduc e Fapitec/SE
O projeto ‘Rádio escolar: uma proposta de ferramenta pedagógica para difusão do conhecimento’ comemora, por meio de ondas sonoras, o Dia Nacional do Rádio, celebrado neste 25 de setembro. Fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), a estrutura de rádio foi desenvolvida para fortalecer a comunicação no ambiente escolar e promover o conhecimento científico no Colégio Estadual Senador Walter Franco, em Estância, no sul sergipano.
O professor de Química Pablo Costa está à frente do projeto desde o início. “Três estudantes participam do projeto, no qual um dos objetivos é descobrir se com a rádio escolar é possível aprender um pouco mais sobre ciências. Além disso, ampliamos e criamos uma eletiva para que mais estudantes pudessem participar da rádio escolar. A rádio contempla a programação criada pelos estudantes, a qual é reproduzida nos intervalos. Os estudantes aprenderam a manusear a mesa de som e softwares que auxiliam na programação da rádio. Ela também fornece um suporte para os eventos da escola, com o qual dimensionamos e deixamos as caixas de som em um local estratégico”, detalha.

Maria Luiza da Conceição Assunção, participante do projeto e aluna da 2ª Série do Ensino Médio em Tempo Integral, compartilha a sensação de estar no projeto. “É muito boa. Eu posso criar a programação da rádio com assuntos relacionados à escola, conteúdos científicos e ritmos musicais. Com isso, tenho novos aprendizados e pesquiso muito mais. Um dos momentos mais especiais para mim foi a participação na feira das eletivas, em que os estudantes se inscreveram para participar da rádio escolar”, conta.
A coordenadora pedagógica Márcia Reis dá exemplos de como a rádio escolar tem sido utilizada para abordar assuntos da escola. “Usamos a rádio para repassar informações sobre a rotina da escola e, atualmente, estamos incentivando os estudantes a participarem do Saese [Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe] e Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica, do Governo Federal]. A rádio tem ajudado muito no compartilhamento de informações e traz um momento de lazer, já que os estudantes passam o dia aqui. Realizamos um momento de canto entre os alunos”, considera.
O estudante Teury Santos Pereira, da 2ª Série do Ensino Médio, falou sobre o que está achando da rádio. “A iniciativa é muito boa, proporciona a interação entre os alunos e o desenvolvimento de atividades. Os professores incentivam os alunos a prepararem poesias e disponibilizarem na rádio em formato de áudio, valorizando a dedicação de cada um”, comenta.
Fonte: ASN