Única unidade escolar que oferta ensino médio no município de Siriri, o Estadual Coronel Joaquim Barbosa terá todas as salas de aula climatizadas e será contemplado pelo projeto Escola Livre, dentre outros serviços que beneficiarão professores, servidores e mais de 770 alunos
Ao cumprir agenda administrativa no município de Siriri nesta terça-feira, 18, o secretário de Estado da Educação visitou as instalações do Colégio Estadual Coronel Joaquim Barbosa, unidade de ensino circunscrita à Diretoria Regional de Educação 5 (DRE 05) e único colégio que oferta o ensino médio no município.
Acompanhado por uma equipe de assessores, diretores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e pelo diretor do Colégio, professor José Adelmo Araújo Silva, o secretário Jorge Carvalho conferiu todas as dependências da unidade de ensino, dialogou com alunos, professores e servidores e anunciou obras e serviços de melhoria para beneficiar toda comunidade escolar.
“Acabamos de finalizar a revisão da rede elétrica do Colégio Estadual Joaquim Barbosa e aumentamos a capacidade de carga desta rede. Agora estamos aqui para anunciar que já na próxima semana técnicos da Seed virão instalar aparelhos climatizadores de ar em todas as 10 salas de aula do colégio, proporcionando mais conforto para os alunos e professores”, garantiu.
O secretário Jorge Carvalho assegurou também a reestruturação do Laboratório de Informática e a implantação do projeto ‘Escola Livre´, que consiste na disponibilização de sinal de internet, via rede wifi aberta, para uso irrestrito de toda comunidade escolar do Colégio Estadual Joaquim Barbosa.
Investimentos
Em 2015, o governo estadual concluiu a reforma da quadra poliesportiva do Colégio Estadual Coronel Joaquim Barbosa, resultado de um investimento superior a R$ 400.000,00. A partir desta obra, destaca o professor Adelmo Silva, o espaço para prática esportiva da escola recebeu cobertura em telha de alumínio, “e agora os alunos podem tranquilamente participar das aulas de Educação Física durante o dia, pois a luz do sol não reflete mais diretamente na quadra”.
“Foi uma visita extremamente positiva, pois tivemos assegurados novos serviços e obras de melhoria que seguramente irão contribuir para o bom funcionamento do Colégio Estadual Joaquim Barbosa”, ressaltou o diretor, ao lembrar que em 2016 a biblioteca da escola também foi reestruturada e recebeu novos títulos para o acervo e novo mobiliário.
Por dispor de área não construída em seu terreno, professores do Colégio Joaquim Barbosa elaboraram um projeto para implantação de uma horta escolar. “Solicitamos uma cópia do projeto e iremos estudar a viabilidade financeira para sua execução”, disse o secretário à comunidade escolar.
Por Lucas Silva/SEED