Dia do Índio, comemorado anualmente no dia 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540, de 1943. Essa data é lembrada e comemorada anualmente pelas comunidades indígenas, de acordo com a Funai, Fundação Nacional do índio, que também exalta a importância do momento.
Conheça um pouco a história do índios de Sergipe – Xócos
Na época do descobrimento, as terras de Sergipe eram habitadas por várias tribos indígenas. Além dos Tupinambás e Caetés nas terras sergipana tinham cerca de 30 aldeias, ambas pertencentes ao grupo Tupi. Que pode ser dividida desta forma:
Na faixa do litoral sergipano os Tupinambás;
Ao sul do Estado os Kariri;
Ao norte de Sergipe, próximo ao Rio São Francisco, os Baimé, Kaxagó, Katu, Xocó, Romari, Aramuru e Karapotó.
Atualmente a única tribo existente é o Xocó, que vive na ilha de São Pedro, no município de Porto da Folha. O desaparecimento das tribos sergipanas se deu no século XIX, devido a política indianista do Império do Brasil que publicou a Lei das Terras em 1850, declarando como Domínio Público. Nesta fase foram extintos muitos aldeamentos nas províncias de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e outras regiões do Império, por critérios raciais e discriminatórios, só para apossarem dos territórios indígenas.
Agência de Notícias com informações: Blog spot JFM História
http://jfmhistoria.blogspot.com.br