A Capela é um bem tombado pelo Iphan e está listada como patrimônio de influência portuguesa
Na manhã da última terça-feira, 12, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), acompanhada de sua equipe técnica da Coordenadoria de Formação e Patrimônio Cultural, reuniu-se com membros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para alinhar os próximos passos do projeto de restauro da Capela do Engenho Nossa Senhora da Penha, localizada na zona rural do município de Riachuelo.
Pela Funcap, participaram a presidente Antônia Amorosa, a arquiteta Ingrid Santos e a historiadora Laís Aragão. Representando o Iphan, estiveram presentes a superintendente Maíra Campo, a chefe de divisão técnica, Cynara Ramos e a arquiteta Clara Carvalho.
Na reunião, Funcap e Iphan enfatizaram a importância do espaço para a comunidade e para a memória cultural sergipana, já que se trata de um bem listado como patrimônio de influência portuguesa, tombado pelo Iphan em 1943 em razão de seu valor histórico e arquitetônico.
Ficou acordado que as equipes técnicas irão trabalhar em conjunto para elaborar o projeto de restauro, garantindo a preservação correta do patrimônio cultural sergipano. Na próxima semana, a Funcap fará vistoria no local, acompanhada pelo Iphan, para avaliar detalhadamente as condições atuais da capela.
Foto: Ascom/Funcap