domingo, 21, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Saúde de Aracaju realiza bate-papo sobre doação de córneas em UBS da Jabotiana

12 de setembro de 2023
in Capital, Saúde
0
Saúde de Aracaju realiza bate-papo sobre doação de córneas em UBS da Jabotiana
Share on FacebookShare on Twitter

A doação de órgãos foi um tema muito comentado nas últimas semanas no Brasil e a importância da popularização do assunto torna possível a conscientização das pessoas sobre a chance de salvar ou melhorar a vida de outras pessoas. Nesse contexto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da saúde, realizou na Unidade Básica de Saúde Manoel de Souza, no bairro Jabotiana, um bate-papo sobre a doação de órgãos, as córneas dentre os quais.

A ação faz parte do Setembro Verde, campanha que potencializa a conscientização das pessoas sobre a importância de doação de órgãos, elucida os mitos que envolvem o tema e tenta mudar o cenário da fila de espera por um transplante.

A responsável técnica do Banco de Olhos de Sergipe, Ana Carla Bittencourt, foi a convidada para ministrar sobre o tema. Segundo ela, o objetivo é esclarecer as dúvidas sobre a doação de órgãos, sobretudo de córneas, e principalmente informar que o ato de manifestar o desejo aos familiares em doar os órgãos é suficiente, já que não existe outra forma de garantir a efetivação da doação.  

“Estamos aqui com estudantes, residentes, funcionários da UBS e pacientes com o objetivo de esclarecer sobre quem pode doar, quanto tempo após a morte ainda é possível, como é feita a seleção da córnea que foi doada etc. Além disso, existem muitos mitos acerca do tema que precisam ser tratados também”, destacou Ana Carla Bittencourt.

A jovem Maria Eduarda é estudante do 4º período de Medicina e também estagiária na UBS Manoel de Souza. Este é o segundo ano em que organiza o evento na unidade a fim de popularizar a doação de córneas e tirar as principais dúvidas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Ano passado fizemos uma campanha de conscientização sobre o Setembro Verde e a doação de órgãos. Esse ano de novo estamos trazendo esse assunto porque por muitas vezes as pessoas acreditam em informações que não são verdadeiras e isso prejudica na doação de córneas e outros órgãos,” disse.

A dona de casa Jackelly Maria Mota esteve na UBS buscando vacinação para a filha de colo e pela relevância do assunto aproveitou para participar da atividade.

“É bem legal isso que está acontecendo aqui porque a doação pode ajudar outras pessoas que precisam de uma córnea ou outros órgãos. Eu já informei aos meus familiares sobre a doação dos meus órgãos porque quando a família sabe do desejo pessoal da pessoa é mais fácil de acontecer”, concluiu Jackelly Maria Mota.

Fonte: AAN

Notícias Relacionadas

Getam recupera motocicleta com restrição de roubo no Bairro Lamarão

II Seminário Estadual qualifica profissionais da Atenção Primária para prevenção e cuidado da Doença...

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Mutirão de drenagem soluciona problemas históricos da Travessa Praia Formosa, na 13 de Julho

Teste rápido pode prever risco de Alzheimer décadas antes dos sintomas

Teste genético para câncer de mama será incorporado ao SUS; Dra. Paula Saab explica

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato