sábado, 27, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Prefeito Edvaldo autoriza reurbanização do Parque da Sementeira: “é a materialização de um sonho”

11 de setembro de 2023
in Capital
0
Prefeito Edvaldo autoriza reurbanização do Parque da Sementeira: “é a materialização de um sonho”
Share on FacebookShare on Twitter

Considerado como um dos principais cartões-postais de Aracaju, o Parque Governador Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, passará por uma grande transformação. O prefeito Edvaldo Nogueira autorizou, na manhã desta segunda-feira, 11, o início da reurbanização interna do espaço de lazer, que receberá o maior investimento dos últimos anos. Fruto do financiamento firmado entre a administração municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra contará com mais de R$ 25 milhões e incluirá, entre as mudanças, a construção de pistas de corrida e ciclismo, espaço pet, quiosques, academia para a terceira idade, jardim sensorial, playground, área esportiva, entre outros atrativos. Ao autorizar a execução do projeto, Edvaldo destacou que “a reurbanização do parque representa a materialização de um sonho”.

“Este é um dos dias mais felizes para mim, como prefeito da cidade, pois esta é uma obra que foi bastante sonhada e que hoje damos os primeiros passos para vê-la se concretizar. A reurbanização do Parque da Sementeira é uma obra que tem, em sua essência, a ideia de preparar a capital para que as pessoas possam se apoderar da cidade em que vivem. Por isso,  estruturamos o projeto para que a área ganhe novos ares, novos atrativos, mas, ao mesmo tempo, se mantenha como um espaço de contemplação da natureza, no coração da nossa capital. É um projeto completo, lindo e que, sem dúvida, quando concluído, o local será ainda mais  aproveitado pelos aracajuanos, já que tiraremos, inclusive, os prédios da Guarda Municipal e da Emsurb de dentro do parque. Estou muito feliz por autorizar esta nova etapa da obra”, afirmou.

Edvaldo ressaltou também que, com a revitalização do parque, “a gestão deixará um grande legado para a cidade”. “Queremos que esse parque tenha, cada vez mais, essa característica de melhorar a vida das pessoas. Nesse momento em que o mundo está assistindo uma crise energética, desmatamentos e queimadas, o fato de nós plantarmos mais árvores e investirmos em uma área maravilhosa como essa é uma forma de darmos a nossa contribuição para a melhoria do meio ambiente. Portanto, assim como outras obras que temos realizado em Aracaju, esta será uma obra completa e que contribuirá, de maneira significativa, para o progresso e desenvolvimento da nossa cidade”, completou.

Repaginação
A revitalização do Parque da Sementeira integra o Programa de Requalificação Urbana “Construindo para o Futuro”, no qual estão sendo investidos mais de R$300 milhões. Deste montante, serão destinados para o projeto da área de lazer, ao todo, R$ 25.763.025,53. Com a reurbanização interna, o parque, que possui cerca de 320 metros quadrados, ganhará novos bosques, um novo estacionamento, novos banheiros, quiosques, minadouro, setor de eventos, quadras de areia e poliesportiva, áreas de ginástica, espaço pet, relógio solar, abrigos de apoio, área administrativa, entre outras inovações. O prédio da Casa da Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) e o memorial Marcelo Déda também passarão por mudanças.

Para que o projeto caminhe com celeridade,  a obra será executada por setores. O primeiro bloco a receber intervenções será a CCTECA, as áreas esportivas e a área doada pela Embrapa. “Nós vamos fazer diversas melhorias, como recuperar toda a parte de esporte, a CCTECA, a parte arborizada, o apiário, vamos fazer um novo estacionamento e recuperar todo o passeio do parque. E teremos que fazer esse trabalho sem impedir a circulação das pessoas. Já estamos há uns 15 dias conversando com o pessoal da Sema, da Emsurb, da Educação também. Temos que pensar que teremos, daqui a três meses, o Natal iluminado, e vamos ter que manter essa região, que já é uma coisa fundamental para a cidade de Aracaju. Então é um trabalho com um planejamento que vai ser cada vez mais refinado e que será sempre discutido para que as pessoas não sejam incomodadas durante a obra”, afirmou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari Vargas.

De acordo com Ferrari, a intervenção simboliza a parte ambiental das obras financiadas pelo BID. Ele acrescentou também que durante a execução da obra, o público poderá continuar frequentando o espaço normalmente, com restrição, apenas, nos locais que estiverem passando pelas intervenções. “O Parque da Sementeira representa a melhor parte dessa recuperação ambiental, porque é o lugar de lazer da cidade toda, é onde temos o Natal Iluminado, onde  as pessoas se encontram. Essa recuperação do parque é marcante para esse conjunto de obras”, disse.

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Moraes, destacou que o planejamento junto à Emurb visa tornar o impacto o menor possível para as pessoas que utilizam o parque para o lazer e atividade física. “A obra em si traz pequenos transtornos, mas a população está ansiosa, porque vai trazer mais quiosques, mais quadras, mais campos, vai trazer a oportunidade de as pessoas aparecerem mais ainda ao parque, utilizando desse espaço para poder tornar a vida muito mais leve. A Emsurb cuida desse espaço público com carinho e com o olhar de entrega desta área para a população cada vez melhor. A gente observa a importância que o Parque da Sementeira tem para a gestão em poder proporcionar esses espaços cada vez mais agradáveis para que a população possa usufruir”, reiterou.

Magnitude
Presente na ordem de serviço, o vereador Antônio Bittencourt se disse “muito feliz” com o anúncio da obra. “Aqui é o coração da nossa cidade, todo aracajuano torce pela preservação do Parque da Sementeira e pela ampliação da sua arborização, para que este seja um espaço de entretenimento. Muitas famílias vêm aqui diariamente para lazer e prática de atividades físicas. Estou feliz e torcendo que a obra comece e termine logo, para que a gente possa usufruir”, declarou.

Opinião semelhante à do vereador Zezinho do Bugio. “Me sinto orgulhoso, pois essa é uma área de convívio dos aracajuanos. O espaço será mais arborizado e as pessoas terão muito mais oxigênio para a prática esportiva. Serão melhorias de grande relevância para aracajuanos e turistas, que serão beneficiados com uma obra dessa magnitude”, comemorou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, disse que é “gratificante retornar ao local e ver nascer uma obra que dará um novo aspecto ao parque”. “Como presidente da Emsurb, acompanhei toda a concepção do projeto, as discussões iniciais, e hoje, retorno a este local para para ver esse sonho dar os seus primeiros passos, para que as pessoas sejam, cada vez mais, acolhidas nesse simbolismo que é o Parque da Sementeira”, afirmou.

Primeira etapa
A primeira fase da revitalização do parque foi concluída em 2022, com a retirada do antigo cercamento, instalação da nova estrutura e ampliação da área de estacionamento. Além disso, a etapa inicial contou com projeto visual e paisagístico, com o plantio de 779 árvores. Foram plantados, também , 9.553,86 metros quadrados de grama, apenas na parte externa do parque. Para essa primeira fase foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões.

Estiveram presentes no ato os deputados estaduais Manoel Marcos e Luciano Pimentel; os vereadores Fabiano Oliveira, Zezinho do Bugio, Soneca, Professor Bittencourt, Binho e Milton Dantas; os secretários de Estado do Desenvolvimento Urbano, Luiz Roberto Dantas, e da Casa Civil, Jorginho Araujo; e secretários municipais.

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

Notícias Relacionadas

Getam recupera motocicleta com restrição de roubo no Bairro Lamarão

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Mutirão de drenagem soluciona problemas históricos da Travessa Praia Formosa, na 13 de Julho

Defesa Civil alerta para maré alta a partir desta quinta-feira em Aracaju

Forró Caju 2026: Credenciamento de imprensa para cobertura do evento termina nesta sexta, 15

Hemose reforça apelo por doação de sangue e alerta para necessidade de todos os tipos sanguíneos

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato