Inovações perpassam por ferramentas de engajamento do aluno e formação de professores
Com o objetivo de dialogar sobre as melhores ferramentas tecnológicas que se adequem ao ambiente escolar da rede pública estadual de ensino de Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) recebeu nesta terça-feira, 5, representantes do Google For Education no Brasil, do Tiradentes Innovation Center e da Colaborativa.
O secretário de Estado da Educação em exercício, gestor Marcel Rezende, pautou a reunião destacando que todo projeto tecnológico para a Educação deve ser visto não somente na esfera administrativa, mas como uma ferramenta de equidade pedagógica. “Não podemos fugir da realidade tecnológica na escola, mas a mesma tecnologia que gera soluções, pode causar mais exclusão. Temos cautela e planejaremos da melhor forma possível adequadamente a realidade da nossa rede”, destacou.
A líder de Educação Pública do Google for Education Brasil, Marici Marchini, fez uma linha histórica, desde o salto tecnológico na educação vivenciado no período da pandemia até as novas ferramentas para engajar alunos e na formação e transformação de professores.
Ele completou a fala sobre os três pilares do Google For Education pautados na identificação digital de cada aluno; na economia de tempo dos professores com soluções tecnológicas, formação e transformação; em equipamentos que se diferenciam por ter um conceito de gerenciamento personalizado.
O CEO da Colaborativa, Beni Kuhn, instituição parceira do Google For Education que desenvolve soluções tecnológicas, apresentou cases de sucesso e destacou que a tecnologia existe há mais de 30 anos na escola, porém, o diferencial da atualidade são as soluções para o engajamento do aluno e a formação baseada na transformação dos professores.
Entraram na pauta a infraestrutura de acesso à internet em Sergipe, o regime de colaboração com os municípios, dispositivos de segurança de dados e armazenamento, monitoramento de projetos, equidade e letramento tecnológico.
Participaram também o presidente do Unit Innovation Center, Domingos Sávio Machado; o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Setor Público da Colaborativa, Caio Marini; o diretor pedagógico da Colaborativa, José Dutra Neto; os professores de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais da Seduc, Clotildes Farias de Souza, Erbson Rodrigues de Oliveira, Everton Pereira; o técnico da Assessoria de Informática e Tecnologia da Seduc, Adilson Andrade e os assessores Maryvan Silveira e Cleudo Melo.
Por Silvio Oliveira