Diversas atividades estão sendo realizadas para intensificar a participação dos alunos nas avaliações
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio das diretorias regionais de educação (DREs) e as escolas das redes públicas municipais estão se preparando para a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese). A terceira edição do Saese ocorrerá no período de 20 de novembro a 1° de dezembro, com o objetivo de avaliar os estudantes da rede pública de ensino de Sergipe.
As diretorias regionais de educação têm mobilizado uma série de iniciativas para as avaliações do Saese. A fim de iniciar esse ciclo, foi realizado o ‘Dia D’, com diversas atividades que foram pensadas para atrair os alunos de forma criativa, incentivando a participação nas avaliações.
As ações foram planejadas por cada escola de acordo com a própria realidade, associando o que pode ser melhorado em relação aos resultados dos anos anteriores. Também foi elaborado um material de apresentação contendo todas as informações das avaliações e as metas projetadas por cada escola. Vale destacar que serão avaliados os alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão somente a aplicação da prova de Língua Portuguesa, e os alunos do 5º e 9° anos do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio, farão as provas de Língua Portuguesa e Matemática.
Entre setembro e outubro, serão realizados simulados a cada 15 dias com as turmas envolvidas para intensificar a aprendizagem, relacionando atividades e competências, e a partir do dia 20 de setembro, haverá contagem regressiva até os dias das provas.
A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), Joniely Cheyenne Moura Cruz, explica quais escolas não fazem parte do processo avaliativo. “Escolas com menos de dez estudantes matriculados nas etapas dos ensino Fundamental e Médio, as turmas multisseriadas, de correção de fluxo, de Educação de Jovens e Adultos e as de Magistério, além das classes, escolas ou serviços especializados de Educação Especial não integrantes do ensino regular, as escolas indígenas que não ministram a Língua Portuguesa como primeira língua e as escolas exclusivamente de Educação Profissional que não ofertam cursos técnicos na forma integrada, não participarão do Saese”, destaca.
Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
Com a finalidade de avaliar a aprendizagem dos estudantes das escolas públicas e privadas, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será realizado entre os dias 23 de outubro a 10 de novembro. A Fundação Cesgranrio é responsável pela aplicação e análise das avaliações. Utilizando o método de amostragem, em que haverá sorteio das escolas públicas e privadas que irão participar, o 2º ano do Ensino Fundamental fará as provas de Língua Portuguesa e Matemática.
A mesma metodologia de amostragem vai ser utilizada somente para a realização das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza entre o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) enviará um e-mail para as escolas sorteadas informando sobre a participação. As provas serão realizadas em uma data diferente das avaliações de Matemática e Língua Portuguesa, e o aluno só realiza um teste de Ciências da Natureza ou Ciências Humanas.
De forma censitária, ou seja, destinada à realização de uma pesquisa detalhada, os alunos de todas as escolas públicas que estão no 5º e 9°anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio irão realizar as provas de Língua Portuguesa e Matemática. A participação de apenas algumas escolas privadas ocorre devido à metodologia usada pelo Saeb, que é amostral. Na Educação Infantil não há testes, mas a equipe gestora e os professores de creches e pré-escolas das redes públicas preenchem questionários contextuais on-line.
O Saeb e o Saese obedecem a alguns critérios para divulgação dos resultados. Os municípios devem ter no mínimo dez estudantes nos anos avaliados com, no mínimo, 50% dos alunos participando. Já as escolas devem ter um mínimo de dez estudantes fazendo os testes nos anos avaliados e, no mínimo, 80% dos alunos matriculados participando.
Por Keven Santos