Lei número 8.130/2016 proíbe agenda diferenciada para a marcação de consultas, exames e demais procedimentos entre clientes de planos de saúde e consultas particulares
Já está valendo: no final do mês de junho, foi sancionada pelo Governo do Estado a Lei número 8.130/2016, que proíbe agenda diferenciada para a marcação de consultas, exames e demais procedimentos entre pacientes cobertos por plano ou seguro privado e aquele custeado por recursos próprios.
A lei, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa no início de junho, pretende acabar com um problema que causa transtornos para boa parte da população. É comum que clientes de planos de saúde seja preteridos na hora de marcar consultas, com médicos dando preferência para aqueles que pagam pelo procedimento em espécie.
Segundo o autor da Lei, deputado estadual Georgeo Passos (PTC), a intenção foi extinguir esse tipo de discriminação que prejudicaria aqueles que pagam mensalmente por um plano de saúde. “Não há motivos para essa diferenciação. É preciso que os consumidores sejam respeitados, uma vez que pagam por aquele serviço” defendeu o parlamentar.
“O que observamos na prática é que quando os cidadãos vão marcar uma consulta a primeira pergunta que fazem é se a consulta particular ou para plano de saúde. Quando é particular, vemos que a consulta é marcada o quanto antes. Mas se, em vez de puxar o dinheiro o cliente puxar o cartão do plano de saúde, em algumas situações, a consulta só é marcada dali a alguns meses. Queremos acabar com essa discriminação”, completou.
Georgeo lembrou ainda que, para a Lei funcionar de maneira plena, será preciso atenção especial por parte dos órgãos fiscalizadores. Por isso, ele espera contar com a contribuição de entidades como o Ministério Público. “Será um trabalho intenso, mas que trará benefícios para muita gente”, finalizou.
Por Ascom Parlamentar – Dep. Georgeo Passos
Notícias Relacionadas
Linda Brasil destaca Campanha ‘21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres’
Georgeo sugere uso de emendas para comprar sensor de glicose
"Contem com o meu mandato para o crescimento social e econômico de Aracaju", reforça Sargento Byron ...
Kaká Santos agradece secretário de Saúde por visita à UPA de Tobias Barreto
Reforma Protestante será celebrada em Sessão Especial na CMA
“Eu estou pronta para qualquer missão que venha a ser dada”,diz Priscila Felizola sobre o futuro pol...