E se cair um tema desconhecido?
Muita calma nesta hora. É praticamente impossível fazer uma previsão com 100% de acerto sobre o tema da redação do Enem.
2. A análise do tema
Escolha uma tese e elabore seu projeto, bem como escolha a abordagem e os argumentos que você usará para defender a sua tese. Lembre-se de que os argumentos precisam obedecer a uma sequência lógica, favorecendo, assim, a progressão discursiva no texto. É indispensável que você domine o tema, caso contrário, suas ideias correrão o risco de ficarem inócuas e repetitivas. Mas como dominar o tema? Leia mais e interesse-se pelos assuntos mais discutidos da atualidade, especialmente aqueles que dizem respeito à vida em sociedade. Ler é uma incrível fonte de inspiração! Nada nos ensina mais do que o contato com os diferentes tipos de texto.
3. A construção do plano
Faça um rascunho de seu texto. Antes de começar a escrever, faça um plano de trabalho. Pense no planejamento como um rascunho das ideias e argumentos. Nessa etapa, você deve preocupar-se mais com o conteúdo a ser apresentado do que com a gramática. Deixe que as ideias fluam livremente, mas não se esqueça de que elas devem fazer sentido, bem como devem estar ligadas entre si, caso contrário, o leitor não entenderá seus argumentos.
Lembre-se também que um texto é mesclado pela narração, descrição e/ou dissertação, podendo haver predominância de um sobre o outro, dependendo das intenções do candidato e dos efeitos desejados. Escrever é um ato subjetivo. A intenção que se tem ao escrever determina o conteúdo e a forma de fazê-lo.
A estrutura básica da redação
Como fazer a redação do Enem? Essa é uma dúvida recorrente entre os candidatos, haja vista que essa parte da prova apresenta algumas especificidades. Na escola aprendemos que uma redação é composta pela introdução, desenvolvimento e conclusão, estrutura básica de uma dissertação argumentativa (tipo textual cobrado no Enem). Contudo, a dissertação argumentativa do Enem exige que o autor, em vez de concluir seu texto nos moldes tradicionais, apresente para a situação-problema uma proposta de intervenção coerente e viável.
1. O parágrafo
É preciso lembrar que o parágrafo é a unidade menor em um texto, mas nunca perder de vista o texto como um todo. O parágrafo carrega uma ideia central e outras secundárias que a vão complementando. Ao construir o parágrafo é necessário saber sintetizar, ampliar ideias, estruturar períodos compostos por coordenação ou subordinação, observando os aspectos semânticos. O parágrafo é, enfim, um microtexto.
2. O texto dissertativo-argumentativo
O texto argumentativo, além de ser escrito em linguagem formal e culta, deve seguir uma estrutura própria, logo, deverão ser apresentados argumentos usados para defender o ponto de vista, os contra-argumentos, os exemplos que servem para embasar o texto etc. Em geral, apresenta-se dividido em introdução (1º parágrafo), desenvolvimento (2º, 3º e 4º) e conclusão (5º parágrafo).
3. A introdução
O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.
A parte mais importante da sua redação é o início dela: a introdução. É por meio da introdução que o corretor irá analisar seu texto. A introdução ideal deve ter entre 4 a 5 linhas. Cada ideia que você apresentar na introdução deve ser defendida no seu desenvolvimento.
Mostrar organização no seu texto é um dos fatores de avaliação do corretor: a organicidade. Por isso, fique atento em quais ideias você irá abordar na introdução, pois cada uma delas deve ser justificada ao longo do seu texto. Mostre lógica em suas argumentações.
A introdução apenas apresenta o tema, enquanto, no desenvolvimento, há espaço para explicar as argumentações e em como você estrutura aquela determinada ideia.
4. O desenvolvimento
Os parágrafos intermediários das dissertações escolares são reservados para a comprovação da tese apresentada na introdução. Um argumento é composto por duas partes: a fundamentação e a análise do fundamento.
Na fundamentação, o autor deve buscar provas de que seu ponto de vista está correto. São considerados fundamentos citações de autoridade, referências históricas, conceitos teóricos consagrados, notícias publicadas em jornais de qualidade etc.
Na análise do fundamento, o redator deve explicitamente demonstrar qual é a relação entre a prova levantada e a tese proposta.
No desenvolvimento da redação, o mais importante é fazer uma boa argumentação. Retome as ideias apresentadas na introdução, seguindo a mesma ordem inicial. Utilize, sempre que possível, dados e estatísticas que apoiem sua posição.
5. A conclusão
Na sua conclusão, é importante você retomar quais os assuntos você já desenvolveu, mas de forma resumida. Além disso, é importante trazer alguma ação que pode ser feita para reduzir a problemática do texto. Se você tem dificuldades em saber como concluir uma redação, pergunte-se: como posso arrematar essa ideia com algo de impacto positivo? Não repita um argumento já utilizado, senão você será redundante. Acrescente alguma coisa nova, que mostre que o texto chegou ao final e reforce tudo que foi dito.
Pode ser uma mensagem otimista para o futuro, uma advertência sobre os riscos do problema apresentado, uma referência ao título do texto ou até uma citação que cause reflexões sobre o assunto. E, não esqueça, quando concluir sua redação, leia tudo com cuidado, com a mente mais tranquila, para corrigir qualquer falha que tenha deixado passar.
6. Elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado
O Enem procura leitores críticos e cidadãos conscientes, portanto, é fundamental que sejam apresentadas propostas que interfiram positivamente na vida da população. Entretanto, não é permitido a elaboração de propostas que desrespeitem os valores humanos ou a diversidade social e cultural da população.
7. O estilo
O candidato deve demonstrar conhecimento das características da língua escrita, bem como da norma culta. Logo, a sintaxe de concordância (verbal e nominal), de regência (verbal e nominal) e de colocação pronominal deve ser respeitada, não se esquecendo da importância da pontuação para a construção de enunciados coerentes. Os aspectos ortográficos também devem ser considerados, lembrando-se de que, além do erro, também será analisado a recorrência (frequência) desse erro e o tipo ou a gravidade do erro cometido.
A avaliação
A redação do Enem realmente merece sua atenção e preparação. Os participantes devem refletir sobre temas de grande relevância nacional e desenvolver um texto argumentativo de forma que demonstrem domínio da língua portuguesa e suas regras.
Esta prova, é uma das partes mais importantes e criteriosas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e também uma das mais temidas, afinal é dela que sai a nota decisiva para participar de alguns programas educacionais do governo ou para a entrada em uma instituição de ensino superior.
Na hora de corrigir, os avaliadores do exame analisam a criatividade, capacidade de entender, ordenar e analisar os fatos dos candidatos. Essa análise pode ser sintetizada na avaliação das seguintes competências:
Competência I
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Avalia-se a modalidade escrita (aspectos gramaticais e adequação de formalidade).
Competência II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Avalia-se a adequação ao tema, o tipo de texto e a interdisciplinaridade (pertinência, objetividade, qualidade argumentativa, estrutura do texto etc.).
Competência III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Avalia-se a coerência (linha de raciocínio, coerência interna e externa, clareza, organização, uso da coletânea).
Competência IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Avalia-se a coesão (conectivos, sinônimos, pronomes, ganchos etc.).
Competência V
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Avalia-se a proposta de intervenção, o respeito à diversidade e aos direitos humanos (articulação entre causas identificadas e soluções apresentadas, grau de aplicabilidade, nível de especificidade).
Como se preparar para o Enem?
Na véspera
- Você já deve ter revisado tudo; deixe depurar;
- Terminaram suas revisões. Deixe-as decantar durante todo esse dia: descanse a mente.
- Prepare seu material, tome um pouco de ar; parece que você esqueceu tudo, não se preocupe;
- Comprovante de inscrição, carteira de identidade, e todo o material solicitado. Verifique se tudo está funcionando bem.
- Faça uma refeição leve à noite.
- A refeição da noite não deve ser pesada demais, para não lhe tirar o sono.
No dia do exame
- Tome um café da manhã bem reforçado;
- Preveja uma margem de segurança para chegar ao local do exame;
- Antes da prova, mobilize-se mentalmente;
- Seu nervosismo desaparecerá com a ação; entre na sala com satisfação;
- Depois das provas do primeiro dia, descanse um dia e, eventualmente, retome para o segundo dia as revisões no mesmo ritmo que anteriormente;
- Saiba que você ter passado ou não nas provas não é tudo. A vida oferece outras metas e, claro, outras provas.
Por Roberto Melo Mesquita, professor de Português e Latim, pedagogo, mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP, gramático e membro da Academia Ituana de Letras (ACADIL). Autor, com Cida Simka, Sérgio Simka e João Hilton Sayeg-Siqueira, do livro “O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática”
Fonte: Exame