Obras compreendem avanços estruturais, modernização, ampliação e construção de espaços esportivos para fortalecer o cotidiano dos alunos dessas importantes unidades da Rede Estadual
Acompanhar os avanços estruturais das 318 unidades da Rede Estadual de Ensino integra o cotidiano da gestão da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). Nesta quinta-feira, dia 06, o secretário Zezinho Sobral, acompanhado da equipe técnica do setor de Engenharia, esteve no município de Itabaiana para visitar obras no Colégio Estadual Murilo Braga, Colégio Estadual Eduardo Silveira e Escola Rotary Dr. Carlos Melo. Essas são algumas das 28 unidades de ensino que estão com obras em andamento.
“É necessário estar sempre presente nas escolas, dialogar com os alunos, professores e todas as equipes profissionais para compreender as necessidades de cada instituição e trabalhar para fortalecer a educação sergipana. Acompanhamos passo a passo todas as obras e fazemos questão de estar perto para fiscalizar, ver o que precisa ser melhorado e cobrar celeridade das empresas. É gratificante ver acontecer a política pública de melhoria da educação”, destacou Zezinho Sobral.
No Colégio Estadual Murilo Braga, os alunos, em breve, terão um ginásio de esportes totalmente reformado e uma quadra novinha. As obras compreendem recuperação e substituição de parte da estrutura metálica do ginásio e quadra de esportes, recuperação de estruturas de concreto armado, substituição de pavimentação com piso de alta resistência e concreto, substituição de forros e revestimentos dos banheiros do ginásio, revisão e instalação de alambrado, banheiros, vestiários, arquibancadas, demarcações esportivas, dentre outras benfeitorias.
Já o Colégio Estadual Eduardo Silveira ganhará um prédio totalmente reformado, ampliado e moderno, além de uma nova quadra poliesportiva. Dentre as principais intervenções estão reforma geral da estrutura predial, revisão geral da cobertura, construção de laboratório de ciências e de informática, biblioteca, auditório, novas salas de aula, novos banheiros, depósito de alimentos perecíveis e não perecíveis, quadra de esportes com arquibancada e vestiário, novas instalações elétricas, pavimentação, cozinha, refeitório, adequação para acessibilidade e muito mais.
“Ver as obras do Eduardo Silveira a todo vapor nos enche de alegria, gratidão e esperança porque, muito em breve, estaremos aqui com todos os nossos alunos, professores e toda a equipe. Tivemos a alegria de receber toda equipe gestora da Seduc que veio ver os avanços de toda essa ampliação que trará melhorias para nosso ensino, fazendo com que nossa unidade continue servindo à comunidade escolar com excelência”, comemora Janice Sampaio, diretora do Colégio Estadual Eduardo Silveira.
Ainda em Itabaiana, a equipe da Seduc esteve nas obras de reforma e ampliação do prédio onde irá funcionar a Escola Rotary. Os alunos ganharão uma nova escola com sete amplas salas de aula, laboratório de informática, banheiros masculino e feminino, banheiros para pessoas com necessidades especiais, cozinha com depósito de alimentos perecíveis e não perecíveis, biblioteca, arquivo, acessibilidade, espaço de convivência e muito mais.
“Estamos com três grandes reformas em Itabaiana, e é uma grande satisfação acompanhar os avanços, desempenhos e comprometimento das equipes para que tenham celeridade. Muito em breve estarão prontas para atender a nossos alunos e fortalecer o ensino, o esporte e toda a comunidade escolar. Ver a quadra e o ginásio do Murilo Braga, os novos prédios do Eduardo Silveira e da Escola Rotary enche nossos olhos porque sabemos que os maiores beneficiados serão nossos alunos. Seguimos cada vez mais empenhados para fortalecer o ensino”, pontuou Gladston Santos, gestor da Diretoria Regional de Educação 03.
“Em seis meses de gestão, fizemos 15 entregas (três escolas totalmente reformadas e ampliadas, e 12 quadras poliesportivas), com investimento em infraestrutura de mais de R$ 23 milhões. Dentre elas estão o Centro de Excelência Professor Paulo Freire, em Aracaju; Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa Santos, também em Aracaju; e o Centro de Excelência Dr. Leandro Maciel, no baixo São Francisco, em Pacatuba. Prevemos entregar 10 unidades até agosto e dar mais 10 ordens de serviço. Nossa missão é consolidar com bons resultados ao povo sergipano. Estamos atentos às demandas e empenhados em construir um ambiente educacional cada vez mais acolhedor. Cada visita reforça o compromisso do nosso trabalho em proporcionar espaços adequados e de qualidade para os estudantes”, complementou o secretário Zezinho Sobral.
Por Acácia Merici